Círio 2010 será o mais caro de toda história

Cerca de 90% dos preparativos para a maior festa religiosa do mundo estão prontos. Foi o que disse ontem, a diretoria da Festa de Nazaré, durante uma coletiva com a imprensa, no auditório do Centro Social da Nazaré. Segundo estimativas do Flávio Américo, diretor-secretário da Festa, o Círio 2010 terá custo maior que o do ano passado, quando o evento foi considerado o mais caro da história, com um orçamento de R$ 2 milhões. Os percentuais de aumento devem superar a inflação do ano, que ficou em 5%.
A principal mudança que deve acontecer no Círio deste ano, será alteração do percurso de algumas procissões, como é o caso da Motoromaria. Kleber Vieira, diretor de procissões da Festa, explica que a mudança se dá por dois motivos. “Ano passado a motoromaria acabou 13h40, sendo que às 14h30 tínhamos que começar a esticar a corda para a trasladação. Em segundo lugar, temos também um problema no trânsito, que muitos motociclistas deixavam de acompanhar uma parte do trajeto para esperar a imagem da peregrina em frente ao colégio Gentil, o trânsito começava a ficar congestionado muito antes de a motoromaria chegar”. Com alteração, a procissão sairá às 12h da Praça Pedro Teixeira, seguindo pela avenida Nazaré até o colégio Gentil. Antes da mudança a procissão percorria também as ruas da avenida Gentil. A diretoria da festa ainda não sabe precisar em quantos quilômetros a romaria será reduzida.
SEM PALANQUES
A obstrução e desobstrução das vias é uma das preocupações deste ano. “Vamos evitar palanques, ambulantes e carros que ficam nas transversais da Presidente Vargas, principalmente, porque impedem a expansão das pessoas no momento que a berlinda passa”, disse César Never, diretor coordenador do Círio.

Neves afirma que desta forma, a procissão anda mais rápido, evitando que a festa acabe mais tarde, quando a temperatura aumenta. “A intenção, com isso é reduzir o número de ocorrências médicas e garantir também um almoço mais cedo aos fiéis”.
A missa do Círio está programada para começar às 5h e a homilia deverá ser mais rápida, assim como a missa do traslado está programada para 16h30. A previsão para o Círio 2010, estima Roberto Sena, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico, é que a duração seja similar à do ano passado, com tempo de aproximadamente seis horas.
O padre José Ramos ressaltou a importância da festa como um bom momento para a evangelização. A estimativa é que 1 milhão de fiéis participem dos traslados, enquanto que em 2009 a festa contou com 900 milhões. (Diário do Pará)

Comentários