Ibope aponta vitória de Simão Jatene no 1º turno

O resultado da segunda rodada de pesquisa de intenção de voto reafirma a liderança de Simão Jatene para o Governo do Estado. O resultado da pesquisa Ibope foi divulgado neste sábado (18). Encomendada pela TV Liberal, o estudo foi feito entre os dias 14 e 16 de setembro.
foto
Simão Jatene (PSDB) manteve o mesmo índice de intenções de voto da rodada anterior (43%). Isso representa 13 pontos percentuais à frente da governadora e candidata a reeleição, Ana Julia Carepa (PT). A petista oscila de 33% das intenções de voto conquistadas em agosto para 30% na atual rodada. Juvenil (PMDB) é mencionado por 7% dos entrevistados, enquanto Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) têm 2% das intenções de voto cada um. Eleitores indecisos somam 12%. Os que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto representam 4% dos entrevistados.
Foram ouvidos 812 eleitores - de ambos os sexos - com mais de 16 anos em Belém, região Metropolitana, nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, sudoeste e sudeste paraense. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob nº 16556/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 30268/2010.
fotoConsiderando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo as intenções de voto branco, nulo e eleitores indecisos, Simão Jatene obtém o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto (51% das intenções de voto). Ana Julia tem 36% das menções (eram 38% em agosto), enquanto Juvenil atinge 8% dos votos válidos. Outros candidatos aparecem com 2% cada.
foto
No caso da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão Jatene lidera e atinge nessa pesquisa 35%. Contra 29% da pesquisa de agosto. Ana Júlia é mencionada por 25% dos eleitores e Juvenil por 5%. Outros candidatos constam com 2% ou menos das menções cada.
Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo.
foto
Expectativa - O percentual de eleitores que acredita que Jatene vencerá a eleição cresce 4 pontos percentuais e representa, atualmente, 44% das menções. Para 31% dos eleitores, Ana Júlia será a vencedora, enquanto 5% acreditam que o próximo governador será Juvenil. Não sabem ou preferem não responder a questão 17% dos paraenses.
fotoRejeição - Os índices permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada em agosto, segundo o Ibope. A atual governadora Ana Júlia continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores das áreas pesquisadas. Ela tem 42% das citações. Em seguida, Jatene aparece com 19% das menções, enquanto 17% não votariam em Juvenil de jeito nenhum. Outros 5% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 15% dos paraenses preferiram não responder a questão.
Senado - Em comparativo à pesquisa de agosto, a opinião dos eleitores mudou em relação ao candidato do PMDB, Jarder Barbalho. Ele cai 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior: antes o candidato tinha 50% das intenções. Neste último levantamento fica com 42% das menções. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento. 
Paulo Rocha (PT) se mantém com 29% das intenções. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.
Considerando apenas votos válidos, Jader tem 33% das intenções de voto, Flexa tem 26% e Paulo Rocha tem 22%. Demais candidatos variam entre 1% e 6%.
Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.
Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.
Portal Orm

Comentários