Uepa sedia debate sobre direito de jovens

Universidade do Estado do Pará (Uepa) será sede do ‘Encontro de Práticas Promotoras dos Direitos das Crianças e Adolescentes’. O encontro é promovido pelo Núcleo do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente no Pará. No norte do País, além da Uepa, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também vai sediar os debates.
Na Uepa, as discussões acontecerão no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo. Durante os dois dias os participantes irão discutir o tema, a partir de experiências e práticas com comunidades desenvolvidas na Universidade pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica Ambiental e Práticas Sociais (Necaps), o Núcleo de Pesquisa e Extensão de Terapia Ocupacional (Nupeto) e Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (Pesca).
O ‘Encontro de Práticas Promotoras dos Direitos das Crianças e Adolescentes’ é destinado a professores, alunos da graduação e pós-graduação, membros das comunidades de prática e estudiosos sobre o assunto.
A proposta, segundo o coordenador do Encontro, o antropólogo Mário Brasil Xavier, é “traçar uma agenda de possibilidades de trabalho junto à Uepa para a definição de linhas de pesquisa, áreas de atuação e indicação de editais nacionais, que venham fomentar e financiar projetos e ações sociais, fora do contexto da própria Universidade”.
Além disso, o Observatório se torna uma porta de entrada para o fortalecimento da participação cidadã e das instituições, entre elas, as universidades, na medida em que participam de discussões e elaboração de políticas públicas focadas da infância e adolescência. Mas não é o bastante, alerta o antropólogo. “Percebemos que todas as políticas públicas existentes ainda não dão conta de toda a demanda desse grupo gerencial. Por isso, precisamos não medir esforços”, afirmou Mário Brasil.
Fazem parte da programação conferências, mesas-redondas, comunicações orais e apresentação de banners. Entre os temas que serão discutidos estão ‘Garantias de Direitos, Participação e Cidadania’; ‘Família, Escola, Sociedade e Redução da Violência’ e ‘Políticas Públicas e a Universidade’.
No primeiro dia do Encontro, os debates sobre a garantia e a violação dos direitos da criança, por meio da violência sexual e relações familiares conturbadas são o ponto alto da programação. Já o segundo e último dia, é destinado às três comunidades da Uepa (Necaps, Nupeto e Pesca) que irão expor sobre esse tipo de prática social, seus desafios e perspectivas.
O encontro é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com doze universidades estaduais.
Conheça mais sobre cada comunidade:
NECAPS: O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica, Ambiental e Práticas Ambientais (NECAPS), criado em 1996, realiza ações de ciência, meio ambiente e saúde, sempre voltadas para a educação da juventude. Através de jornadas internas realiza das na Uepa, e em jornadas itinerantes para outros municípios e escolas, o grupo realiza oficinas e palestras sobre o uso saudável da internet, lendas urbanas, reciclagem de pilhas, gibis, informática básica, nudez e violência, produção científica, entre outros temas. As atividades são gratuitas, destinadas a estudantes de escolas públicas de 10 a 18 anos. Diversas linhas de pesquisa e grupos de trabalho compõem o Necaps, que realiza as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da educação ambiental, educação para saúde e educação científica.
NUPETO: O Núcleo de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação de Terapia Ocupacional (TO) levará para o Encontro de Práticas o projeto ‘Oportunizando vivências saudáveis a meninas institucionalizadas vítimas de violência sexual’. Com três frentes de ação, o projeto desenvolve atividades para garantir uma vivência saudável a meninas de 6 a 12 anos incompletos, vítimas de abuso sexual. Essas meninas estão abrigadas no Centro de Valorização da Criança, localizado no bairro da Pratinha II, em Belém. A primeira dessas ações é dedicada a atenção às crianças menores, com atividades de cunho lúdico, brincadeiras e educacionais para suprir o déficit de aprendizagem. Já para os adolescentes são realizadas ações interativas e sociais para estimular a socialização do grupo. O Nupeto também presta atendimento aos pais e cuidadores das crianças, buscando a valorização do vínculo familiar, e com palestras, grupos de encontros capacita as monitoras, que cuidam do Centro, mesmo sem a formação específica. A equipe do Nupeto é formada por seis pessoas, entre elas, quatro bolsistas acadêmicos, um aluno voluntário e um professor supervisor.
PESCA: O Grupo de Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA) desenvolve trabalhos de Educação Popular por meio da arte-educação nas áreas da música, dança e teatro. Através do projeto ‘Trilhas da Vila, Pontes de saberes’, que será apresentado no Encontro o Pesca desenvolve essas ações de educação popular com 40 crianças e adolescentes da Vila da Barca, na faixa etária entre 6 a 14 anos. As ações acontecem às quartas-feiras, de 14 às 17h, na Escola Estadual Vera Simplício, no bairro do Telégrafo, em Belém. O projeto envolve voluntários, professores-colaboradores e dez bolsistas dos cursos de pedagogia, música, fisioterapia, engenharia ambiental e matemática. Criado há quatro anos, o Pesca já atendeu 200 crianças. (Uepa)
Confira a programação:
20/09/10 - Manhã
09h00 – Solenidade de Abertura (UEPA, SEJUDH, SEDUC, SEDES)

10h00 – Apresentação cultural

11h00 – Conferência

Tema: Garantia de Direitos, participação e cidadania. Conferencista: Nazaré Sá (CEDCA-PA)

12h00 - Encerramento
20/09/10 - Tarde
14h30 – Apresentação do Observatório

Tema: Metodologia do Observatório Nacional junto aos Núcleos das Universidades Estaduais.

Expositora: Silza Maria Pasello Valente (Brasília)

15h00 – Mesa-redonda

Tema: Violação de direitos, violência sexual, família e relações sociais

Debatedores: Eugenia Fonseca (Pró-Paz / Santa de Misericórdia do Pará); Franklin Lobato (Ministério Público do Estado) e Reinaldo Pontes (Observatório de Violências nas Escolas  Unama). Moderador: Mário Brasil

16h30 – Intervalo

16h45 – Debate

17h45 – Encerramento
21/09/10 - Manhã
08h30 – Mesa-redonda com as comunidades:

Tema: Práticas Sociais, paradigmas e modelos de intervenção em comunidades. Debatedores:

Ana Telma (PESCA), Lucivaldo Araújo (NUPETO) e Nazaré Sodré (NECAPS).

Moderadora: Jane Glaiby

10h00 – Intervalo

10h30 – Debate

11h45 – Encerramento
21/09/10 – Tarde



14h30 – Comunicações Orais

Expositores: um representante discente de cada Comunidade

15h30 – Sessão de Banner

17h00 – Madrigal da UEPA

18h00 – Encerramento e entrega de certificados

Comentários