Pioneirismo: TRE do Pará será o primeiro do Brasil a ter um "centro cultural da justiça eleitoral".

O Tribunal Regional Eleitoral apresentou, durante coletiva de imprensa, o projeto do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, que será inaugurado na noite da próxima segunda-feira (29).

Os jornalistas tiveram a oportunidade de saber mais detalhes sobre o CCJE, a proposta de cidadania e educação, os fundamentos, os projetos expográficos, as parcerias que ajudaram na execução do trabalho e exposições. O desembargador João Maroja, presidente do TRE, esteve a frente da coletiva, mas contou com o apoio técnico da equipe que coordena as ações do Centro.

Para quem não sabe, a obra está nos últimos detalhes e acabamento. Depois de 20 meses de trabalho, o TRE estará abrindo as portas daquela que já é considerada iniciativa única no país entre os Tribunais Regionais. Espaço de recuperação da memória eleitoral e consolidação do processo democrático brasileiro, o Centro Cultural com certeza vem pra inovar.

A sede do CCJE pode ser considerada patrimônio histórico paraense. E nesse sentido, a equipe de engenheiros e arquitetos seguiram as recomendações de instituições como Iphan, Fumbel e Secult. Casarão antigo, edificado no início do século XX, ganha destaque por conta do projeto arquitetônico executado pelo TRE. Manteve-se muito das linhas originais e demais detalhes da época, como o estilo neoclássico. 

Parcerias firmadas garantiram o Centro Cultural. Os patrocínios ficaram por conta da Eletrobrás, Fiepa, Banpará, Celpa, Oi e Unimed. Prefeitura de Belém e Asssociação dos Magistrados do Pará apóiam o CCJE.

Na inauguração, com a parceria da Caixa Econômica Federal, será aberta a exposição com artistas de prestígio internacional como Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Cândido Portinari e Emmanuel Nassar. Serão 12 telas a serem expostas durante duas semanas (de 30 de novembro a 16 de dezembro).

A inauguração é muito aguardada tanto pelos servidores e colaboradores do TRE, mas também pelo setor artístico e cultural da cidade. Será mais um espaço de contemplação, produção e que se tornará referência. As últimas montagens estão sendo finalizadas, mas dentro do prazo previsto. 

Comentários