Provas dos Processos Seletivos da Uepa começam neste domingo

Começam neste domingo (28) e segunda-feira (29) de novembro, as provas da primeira e segunda etapa, respectivamente, dos Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Na primeira fase das provas, marcada para o domingo (28), estão inscritos 67.017 candidatos, dos quais 24.272 são do Programa Ingresso Seriado – Prise (Subprograma XIII) e 38.745 do Processo Seletivo 2011 – Prosel.

Para a segunda fase, que acontece na segunda-feira (29), será a vez dos candidatos que continuam na disputa por uma das vagas no Prosel e os 11.422 inscritos no Prise (Subprograma XII). A terceira e última etapa ocorrerá no dia 12 de dezembro, com 5.235 candidatos inscritos no Subprograma XI do Prise e os candidatos do Prosel que ainda continuam na disputa.

As provas terão início e término determinado: das 8 às 13h, horário de Belém, em 126 escolas e em 26 municípios paraenses, sendo 42 na capital e 84 no interior. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuarão em todos os processos da seleção. 

A Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) dos Processos Seletivos dá três dicas importantes aos candidatos para a realização do certame: a primeira é que não será permitida a entrada no dia das provas, se os candidatos não estiverem portando documentos oficiais com foto. A segunda é a proibição do uso de qualquer tipo aparelhos eletrônicos, como celular e máquinas calculadoras. A última orientação é para o horário de realização das provas, que serão aplicadas de 8h às 13h, conforme horário local, devendo o candidato apresentar-se com uma hora de antecedência.

Os candidatos que não estiverem com seu comprovante em mãos poderão imprimir uma segunda via no site da Uepa, no endereço eletrônico www.uepa.br. Já os que necessitam de atendimento especial, devem, até 24 horas do certame, pedir o referido serviço à Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Universidade (Rua do Una, 156, entre Djalma Dutra e José Pio).

Para este ano, foram registradas 79.674 inscrições, um aumento de mais de 12 mil inscritos em comparação ao ano passado. “Neste ano, em especial, esta demanda de quase 80 mil inscritos, reflete o crédito que a instituição conquistou ao longo desses anos”, ressalta a Diretoria de Acesso e Avaliação, professora Ionara Antunes Terra. 

Provas – A primeira etapa é composta de uma prova de conhecimentos gerais, com 56 questões objetivas, valendo um ponto cada. O conteúdo equivale às seguintes disciplinas do 1° ano do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. Essa etapa vale 56 pontos.

Na segunda etapa, o candidato será submetido a um exame de 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos equivalentes às disciplinas do 2° ano do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). Essa etapa vale 60 pontos.

A terceira e última etapa terá uma redação valendo 30 pontos e 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada, a partir de conteúdos das disciplinas do 3° ano do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). A pontuação total dessa etapa é de 84 pontos.

Pontuação - Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, o ponto de corte ficou em 12 pontos na prova objetiva. Na 3ª fase será respeitada a proporção de cinco alunos por vaga na disputa, garantindo pontuação idêntica na última colocação e será exigido, pelo menos, 6 pontos na prova de redação.

A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel será divulgada no dia 6 de dezembro e o candidato deverá fazer a impressão do seu cartão no site da Universidade. Já para os que realizam as provas do Prise, o resultado só estará disponível no mês de abril de 2011 para impressão no site da UEPA.

Vagas - Para este ano, foram ofertadas 2.864 vagas em 20 cursos de graduação da Universidade, distribuídos nos cinco campi da capital e nos 15 do interior, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Desse total, 1.458 foram destinadas ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), 706 para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e 700 para o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). 

Novidades - Os Processos Seletivos 2011 se destacam com a oferta de novos cursos e a expansão dos já existentes para o interior do Estado. Uma das preocupações da Universidade foi atrelar a distribuição da oferta das graduações associadas à vocação de cada município. 

Para atender a carência de profissionais de saúde na região do Sul do Pará, o município de Conceição do Araguaia recebe o Curso de Enfermagem, com 26 vagas ofertadas. Em Vigia, o Curso de Geografia foi expandido com 40 vagas. Outro município que ganha mais um curso acompanhando a realidade local é o Curso de Design, com habilitação em Produto, é Paragominas, também com 40 vagas ofertadas.

Salvaterra e Castanhal também receberam o Curso de Tecnologia Agroindustrial. O Curso de Tecnologia de Sistemas chega com novidade aos municípios de Castanhal e Redenção, com 30 vagas cada. Em Altamira, o Curso de Engenharia Ambiental foi expandido com a oferta de 40 vagas. 

Concorrência – Fisioterapia é o curso mais concorrido este ano. No Prosel, a disputa foi de uma média de 98,50 candidatos por vaga, totalizando 1.970 inscritos para 20 vagas ofertadas em Belém. Já no Prise, foram registrados 218 candidatos na capital, ficando uma concorrência de 10,90, também para 20 vagas cada.

No interior, o Curso de Engenharia de Produção, em Castanhal, foi o mais concorrido do Prise, com 157 inscritos para 20 vagas, uma média de 7,85 candidatos por vaga. No Prosel, o Curso de Medicina, em Santarém, foi o mais concorrido no interior, com 767 inscritos para 10 vagas ofertas, a média ficou em 76,70 candidatos por vaga.

Outro destaque foi Engenharia Ambiental com 1.800 inscritos para 20 vagas no Prosel, ficando em segundo lugar na concorrência com uma média de 90 candidatos por vaga. Já no Prise, o segundo curso mais concorrido foi Educação Física, com 126 inscritos para 12 vagas ofertadas, uma média de 10,50 candidatos por vaga.

Serviço: As provas da primeira e segunda etapa dos Processos Seletivos 2011 da Uepa, respectivamente, começam neste domingo (28) e segunda-feira (29) de novembro, no horário de 8 às 13h (horário de Belém). Este ano, 79.674 inscritos disputam as 2.864 vagas ofertadas em 20 cursos de graduação da instituição, distribuídos nos cinco campi da capital e nos 15 do interior, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia.

Comentários