Museu Goeldi inaugura Laboratório de Biologia Molecular

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) inaugura, no dia 9 de dezembro, às 10h, o Laboratório de Biologia Molecular (LBM), no Campus de Pesquisa da instituição. Com o Laboratório, o Museu se capacita na área do sequenciamento de DNA, agregando o uso de alta tecnologia em pesquisas nas áreas de Zoologia, Botânica, Ecologia e Ciências Humanas desenvolvidas pela instituição.
Segundo o pesquisador e ornitólogo Alexandre Aleixo, responsável pela organização do LBM-MPEG, o Laboratório fará com que o Museu Goeldi ingresse de vez na era da biologia molecular, oferecendo várias opções de técnicas inovadoras em estudos ligados à biodiversidade e às populações humanas.
“Se considerarmos que o LBM-MPEG nasce já com uma forte ligação com os programas de Pós-Graduação da instituição, o novo laboratório será um dos pilares da execução de políticas de Ciência & Tecnologia e formação de recursos humanos na Amazônia, com múltiplos benefícios não apenas para a região Norte, mas para todo o país”, destaca Aleixo.
Parcerias – Já a partir de sua inauguração, o Laboratório fará parte das parcerias que o Museu Goeldi possui com outras instituições, caso do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e dos Projetos “Cenários parta a Amazônia”, GEOMA (Rede de Pesquisa em Modelagem da Amazônia), INCT - Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, e da Rede Clima. Para o ano de 2011, há expectativa de aumento no número de instituições colaboradoras com o LBM-MPEG, em função de novos projetos que venham a ser aprovados.
“Espera-se também que o Laboratório possibilite a maior abrangência e o aprofundamento das pesquisas em curso no Museu”, conta Aleixo, lembrando que o Museu foi a terceira instituição na Amazônia a ingressar na era da biologia molecular, o que mostra o grande avanço que isso significa para a instituição e para o desenvolvimento da área de Ciência & Tecnologia na região.
A idéia da criação de um Laboratório de Biologia Molecular no MPEG data do final da década de 1990 e, ao longo desse tempo, as diferentes direções do MPEG consideraram o projeto do LBM entre os prioritários. “Portanto, a inauguração do LBM-MPEG em 2010 resulta de um esforço coletivo institucional que envolveu todo o MPEG ao longo dos últimos anos”, resume Aleixo.
Agência Goeldi

Comentários