UFPA sedia Workshop internacional sobre Matemática

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia, desde segunda-feira, 13, o “2010 Workshop on Advanced Mathematics and Applications – WAMA 2010”, com o tema “Por que nós devemos investir mais na Matemática pura e aplicada para Novos Materiais?”. O evento internacional vai até o dia 15, no auditório do Laboratório de Pós-Graduação de Física e Pesquisa, no Campus Universitário da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. 

O objetivo do workshop é mostrar a importância da Matemática pura e aplicada em Nanotecnologia, Nanociência e Novos Materiais. Estes novos materiais poderão gerar energia elétrica por meio de fontes alternativas, como energia solar, eólica e dos mares, além de saúde e conforto, como exemplos, nanorobôs e melhores mídias de informática.

“Hoje, as células solares transformam o rendimento na faixa de 14% a 15% no máximo, do que nós temos conhecimento. Já para uso militar e estratégico, chega a 42% de aproveitamento”, afirma o coordenador do evento, Antonio Maia de Jeus Chaves Neto, idealizador do workshop, editor da Revista Científica Internacional Journal of Advanced Mathematics and Applications (www.aspbs.com/jama)  e professor do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA, .

A organização do evento conta, também, com os professores Mauro de Lima Santos,  da Faculdade de Matemática (Icen), e Gunar Vingre da Silva Mota, da Faculdade de Ciências do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icen).

Os trabalhos acadêmicos apresentados no workshop serão publicados na Revista Científica Journal of Advanced Mathematics and Applications. O evento contará com a participação do professor Paul R. Berger, um dos melhores cientistas do mundo da área de células solares e de semicondutores, do Department of Electrical and Computer Engineering, da The Ohio State University.

As inscrições são gratuitas. É necessário que o interessado em participar do evento envie, por e-mail, o nome completo e o seu curso, solicitando a inscrição para o coordenador do Workshop amchaves@ufpa.br, com cópia para os outros professores gunar@ufpa.br e ls@ufpa.br.

Comentários