120 novos concursados são nomeados pela Uepa

A partir deste semestre de 2011, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a contar com 120 novos servidores aprovados nos últimos dois concursos públicos realizados ano passado.
O novo quadro funcional integrará os cargos de professores efetivos da instituição lotados na capital e no interior do Estado. Um verdadeiro reforço na qualidade administrativa e serviços oferecidos pela universidade.
O desligamento gradual dos professores com vínculo temporário foi feito no período de julho a dezembro de 2010, em virtude da nomeação dos concursados, o que totalizou em 81 temporários.
Com a entrada dos novos servidores efetivos e o retorno de cerca de 30 professores liberados para a realização de cursos de pós-graduação no ano passado, contribui para a reestruturação dos serviços e evita que os trabalhos desenvolvidos pela Uepa sejam prejudicados.
Além dos serviços ofertados com qualidade, a universidade passa a cumprir a partir do desligamento paulatino de seus temporários, a legislação e as recomendações exigidas pelo Ministério Público quanto à obrigatoriedade da nomeação de servidores concursados em substituição aos servidores temporários em situação irregular em cargos públicos.
Em algumas áreas professores que não eram efetivos foram preservados, devido em três concursos públicos não alcançaram o preenchimento de vagas ofertadas, consequencia da carência de profissionais com disponibilidade ou com formação para atuação no ensino superior em municípios onde a instituição se faz presente.
“Infelizmente esta é uma realidade não só do Pará como também do norte do Brasil”, acrescenta o Diretor de Desenvolvimento de Ensino da universidade, professor Osvando Alves.
Novidades
Além da convocação de novos servidores para o quadro funcional, o que contribuiu para um aumento de 100% de professores fixos no interior e qualidade da produção do conhecimento e ambiência acadêmica, a Uepa também está estudando uma nova proposta de Plano de Cargos, Salários e Carreira.
Com a aprovação da proposta, o número de vagas para professores saltará de 50% e as oportunidades da realização de um novo concurso público ainda este ano em diversas áreas do conhecimento. (Com informações Uepa)

Comentários