Em seu aniversário, Belém ganha rede de organizações pelo desenvolvimento sustentável

Na próxima quarta-feira (12/01), durante as comemorações do seu 395º aniversário, Belém ganhará mais uma iniciativa da sociedade em prol do seu desenvolvimento. Será lançada, às 19 horas, no Fórum Landi, na Praça do Carmo, bairro da Cidade Velha, a Rede Nossa Belém (RNB), uma rede de voluntários e organizações sociais cuja missão é apoiar e propor, de forma apartidária, inter-religiosa e democraticamente participativa, ações que visem o desenvolvimento justo e sustentável da cidade.
A RNB nasce integrada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (RSBCJS), lançada em Belo Horizonte/ MG em julho de 2008 por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade brasileira cuja missão é “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades, tendo como valor essencial a democracia participativa.”
Os movimentos e organizações que integram a rede são totalmente apartidários e inter-religiosos, concentrando suas ações e propostas nos interesses públicos, sempre preservando sua autonomia e independência face aos governos de todos os níveis.
A Carta de Princípios da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, instrumento que norteia a Rede Nossa Belém e os demais movimentos que a integram, apresenta a atividade de acompanhamento das políticas e orçamentos públicos, preferencialmente por meio de indicadores e pesquisas de percepção da população, como a forma de realizar sua missão, estimulando em cada um desses um forte componente de educação e mobilização cidadãs.
A Rede Nossa Belém não será constituída numa organização formal. Não objetivará concorrer com entidades já existentes, mas sim fortalecê-las, apoiando e integrando ações já existentes e induzindo o surgimento de outras, todas voltadas ao desenvolvimento justo e sustentável da capital. Seu sistema de liderança não possuirá uma direção formal, mas encarregados escolhidos de comum acordo para liderar e realizar atividades, bem como animadores para viabilizar processos.
No desenvolvimento de seus trabalhos, a RNB contará ainda com um colegiado de apoio, inicialmente secretariado pelo Observatório Social de Belém, sendo suas ações propostas no âmbito dos seus Grupos de Trabalhos com temas específicos, tais como: gestão pública; segurança pública; meio ambiente etc.
Para participar é necessário conhecer a Carta de Princípios (leia em http://tinyurl.com/CartaPrincipios) e enviar um e-mail para nossabelem@gmail.com com os seguintes dados: Nome; Atividade; Área de Atividade e ações que tem interesse em desenvolver em prol da cidade.

Serviço:
O lançamento da Rede Nossa Belém será no dia 12 de janeiro, às 19h, no Fórum Landi, na Praça do Carmo, Bairro da Cidade Velha, juntamente com o aniversário da Associação Cidade Velha Cidade Viva – CivViva, com a seguinte programação:
                        19h – 19h30min – Credenciamento;
                        19h35min – 19h45min - Abertura
                        19h45min – 20h15min – Apresentação da RSBCJS
                        20h15min – 21h – Apresentação da RNB e suas parcerias;
                        21h - 21h30min – Apresentação da CivViva
                        21h30min – 22h – Coquetel de Encerramento

Saiba mais:

Comentários