Alunos da Escola General Gurjão realizarão caminhada de conscientização

Símbolo da paz, religião e amor, os pombos têm como função na natureza controlar os insetos e replantar as sementes que comem. Por outro lado, a ave é responsável pela transmissão, por meio das fezes, de diversas doenças graves como a criptococose e salmonelose.
As fezes ácidas do pombo contaminam ainda o ambiente, pois sujam e danificam pinturas metálicas, fachadas e monumentos provocando entupimento de calhas e apodrecimento de forros de madeira. Composta por grãos e sementes, a alimentação vai além e as aves não recusam pão, restos de refeição e até mesmo lixo.
Outra consequência de alimentar pombos é a proliferação de ratos, baratas e moscas, devido à sobra de comida que permanece no chão. Desta forma a Escola Estadual de Ensino Fundamental "General Gurjão”, no bairro da Cidade Velha, realizará na manhã desta quinta feira (13) uma grande caminhada de conscientização da comunidade, que terá por objetivo sociabilizar os malefícios da alimentação de pombos que vivem na área. Além da proliferação fora de controle, os estudantes mostraram através de painéis como eles são prejudiciais a saúde dos próprios moradores. Ao fim da caminhada será realizada uma palestra com um veterinário Roberto Brito, do Centro de Zoonoses, para tirar dúvidas dos moradores e de toda a comunidade escolar.
“A melhor maneira de evitar que os pombos sejam atraídos para determinado local é não haver alimento disponível. Com sobras de alimento, eles se reproduzem ininterruptamente, e sua população aumenta muito" afirma Jorgina Barros (Diretora da instituição)

Comentários

Realmente, este pedaço em que fica a escola General Gurjão, está merecendo atenção. Tem jogo de baralho a dinheiro na rua por perto e outras coisinhas mais.