Secretário de Educação recebe integrantes dos Conselhos da Pessoa Idosa

O secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, recebeu na tarde desta terça-feira (18), em seu gabinete, uma comissão formada por membros dos Conselhos Estadual e Nacional de direitos da Pessoa Idosa. O principal tema em debate foi a inserção da melhor idade no ensino formal do estado.
 Emídio Rebelo Filho, membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, diz que há 17 anos a entidade luta pela implementação da questão do envelhecimento nas escolas e universidades públicas. "Nós buscamos a inserção do conteúdo relacionado à pessoa idosa como tema transversal no currículo das escolas de ensino fundamental e médio, para que ocorra a valorização do idoso na sociedade", diz.
 Além dos ensinos fundamental e médio, o Conselho pretende também fazer com que a Universidade Estadual do Pará (UEPA) insira as disciplinas de Gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento, e Geriatria, ramo da Medicina voltado para a pessoa idosa e específica dessa área, nos cursos oferecidos pela instituição.
 O secretário assegurou que a proposta será discutida e que este processo deverá ser iniciado com a capacitação adequada dos professores. "Nós temos um compromisso no nosso governo, que é a qualificação de professores da rede pública como base para a garantia de um ensino de qualidade. E a inserção da temática do idoso nessa capacitação é imprescindível", disse.
 Além da capacitação de professores, os Conselhos pretendem promover seminários, debates e mesas redondas que tragam a público a discussão de temas relacionados ao envelhecimento para ratificar a importância da pessoa idosa na comunidade escolar.(Agência Pará)

Comentários