Seduc fará processo seletivo para escolas técnicas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará processo seletivo para preencher mais de 6 mil novas vagas nas escolas técnicas profissionalizantes estaduais, anunciou nesta terça-feira (25) o secretário adjunto Cláudio Cavalcanti Ribeiro. A Seduc acatou uma sugestão do Ministério Público Estadual (MPE) para validar o processo de matrícula nessas escolas.

Cláudio Ribeiro considera natural um processo de seleção por mérito quando há mais candidatos do que vagas ofertadas. Desde o início do processo de pré-matrícula pela internet, que juntou no mesmo quadro alunos do ensino fundamental e médio com alunos das escolas profissionalizantes, mais de 28 mil se candidataram para preencher as cerca de 6.200 novas vagas nessas escolas.

"É preciso que fique claro que, quando chegamos aqui, esse processo já estava em curso, organizado pelo governo anterior. O novo governo concorda com o método sugerido pelo MPE e vai realizar concurso seletivo para preencher essas novas vagas, da mesma forma que o IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antigo Cefet) e outras escolas técnicas em todo o país", explicou.

Já no segundo dia de inscrições online, muitos alunos foram remanejados para um cadastro de reserva, porque várias escolas tiveram as novas vagas totalmente preenchidas no primeiro dia, devido à grande procura. Pelo sistema de pré-matrícula pela web, que estava em vigência, os alunos preenchiam as vagas "por ordem de chegada".

O Ministério Público foi acionado pelos alunos e fez a recomendação ao governo. Segundo Cláudio Ribeiro, em 10 dias a Seduc deve anunciar quando e como será o processo seletivo. "A matrícula não está garantida para nenhum aluno, até porque é uma pré-matrícula. Todos os inscritos serão considerados habilitados a participar da seleção", frisou.

O secretário adjunto lembrou ainda que o processo seletivo valerá apenas para as novas vagas. Os alunos que já estão estudando regularmente terão suas matrículas automaticamente renovadas, por isso não precisam se preocupar com processo seletivo. "As aulas dos novos alunos começaram até o dia 4 de abril, como está previsto. O processo seletivo deve ocorrer em março", disse Cláudio Ribeiro.

Inscrições - Atualmente, a Seduc oferece 290 mil novas vagas no ensino regular (fundamental e médio) e outras 6.268 vagas no ensino profissionalizante. O último boletim de inscrições somava 99.014 fichas, sendo 70.781 no ensino regular e 28.233 para as escolas técnicas. As inscrições permanecem inalteradas para os alunos novos do ensino regular e prosseguem até 20 de fevereiro.

Os alunos que quiserem concorrer ao processo seletivo para as escolas profissionalizantes também podem se inscrever até o dia 20 pelo site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br). Para quem tiver dificuldade de acesso, a Seduc oferece, para pré-matrícula e inscrição, o telefone 0800 280 0078, de segunda a sábado, de 8 às 20h. Em algumas escolas profissionalizantes a oferta de vagas ainda não foi preenchida.

O secretário ressaltou que a nova metodologia será adotada apenas para as escolas de ensino profissionalizante, sem afetar aqueles que se inscreveram na pré-matrícula do ensino regular. "O processo de ensino regular não sofrerá qualquer alteração. Continua valendo e, inclusive, ainda há vagas disponíveis", completou. (Agência Pará)

Comentários