Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UFPA convoca aprovados no PS para matrícula



Seis mil candidatos ao Processo Seletivo 2011 da Universidade Federal do Pará comemoram nesta sexta-feira, 21, a aprovação no concurso. A instituição divulgou a lista com os nomes dos classificados após coletiva de imprensa, realizada no auditório da Secretaria Geral da reitoria. Os calouros devem ficar atentos ao período de matrícula na instituição.
A Diretoria do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos da UFPA convoca os novos alunos a efetivarem a matrícula de 31 de janeiro a 11 de fevereiro. Para cada curso há data, local e horário estabelecidos, conforme consta no Edital nº 004/2011, publicado na página eletrônica do CIAC.
RESULTADO
Os três primeiros colocados são de cursos tradicionais da Universidade. Hugo Coimbra Machado, do curso de Direito, conquistou o primeiro lugar com 764.52 pontos. Em segundo está Henrique da Costa Miranda, do Curso de Medicina, que obteve pontuação de 761.54. E em terceiro ficou Helder Branco Moita, de Engenharia Civil, com 759.42 pontos.
O primeiro lugar geral, Hugo Coimbra, tem apenas 17 anos e participou pela primeira vez de um processo seletivo. Apesar de ter sido aprovado em mais duas instituições de ensino superior este ano, uma particular e outra pública, o jovem diz que a escolha será pela UFPA. “Minha escolha é pelo reconhecimento que a instituição tem lá fora na área que eu escolhi e também pelo seu corpo docente”, afirmou.
AVALIAÇÃO
Pela primeira vez, a Universidade adotou como uma das etapas de seleção as provas do Exame Nacional de Ensino Médio, do Ministério da Educação. O reitor Carlos Maneschy fez uma avaliação positiva do processo e disse que a UFPA conseguiu divulgar o listão no tempo previsto.
Ele reiterou ainda a importância da adoção do Enem pelas universidades, como instrumento estratégico de diagnóstico das desigualdades do sistema educacional brasileiro. “É um instrumento que pode ser usado para diminuir e, se possível, terminar  com essas assimetrias que certamente não contribuem para um desenvolvimento mais pleno da educação no país.”
COTAS
Para o PS 2011, a UFPA ofertou 6.134 vagas, destas 5.955 foram preenchidas.  A essas vagas soma-se mais 45, destinadas exclusivamente à pessoa com deficiência, totalizando 6 mil vagas preenchidas. Cinquenta por cento das vagas de cada curso foram preenchidas por candidatos oriundos de escola pública. Destas, 40% são destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos.
Os alunos devem ficar atentos, ainda, aos documentos necessários para a matrícula, como consta no edital. Em Belém, a matrícula dos calouros será realizada no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, no campus profissional, no bairro do Guamá. No interior, os novos alunos devem procurar a secretaria dos campi.(UFPA)

Nenhum comentário: