Carnaval de Belém começa no próximo domingo

A organização do Carnaval de Belém 2011 e os ajustes nas programações da folia de Momo em Belém e nos Distritos foram os assuntos discutidos em reunião entre órgãos municipais e estaduais, na manhã desta terça-feira (1°), no Memorial dos Povos. A programação oficial do Carnaval de Belém – Todos os nossos ritmos, uma só alegria - começa neste domingo (6) com os Portais da Folia.
A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) reuniu as secretarias municipais e órgãos estaduais para os últimos acertos na programação do Carnaval 2011. Segurança pública, saúde, comunicação, meio ambiente e trânsito foram alguns dos temas expostos durante o encontro, como também, o horário de entrada das agremiações carnavalescas na avenida e os carros alegóricos deixados na vias públicas após os desfiles.
Para a diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel (DEAC), Lídia Albuquerque, a reunião é essencial para o sucesso do evento. “Reunir todos os órgãos que participam e fazem o Carnaval de Belém tem o objetivo de construir uma programação organizada, para que a população possa brincar com segurança as festas populares de Momo”, comentou Lídia.
O subinspetor da Guarda Municipal de Belém (GBel), Antônio Carlos Tavares, falou sobre a segurança nos Portais da Folia e na Aldeia Amazônica, durante os desfiles. “A proposta da Fumbel é trabalhar com até cinco Portais da Folia pelos bairros. Sugerimos a redução desses Portais para três, por uma questão de segurança dos brincantes” analisou. O subinspetor informou ainda, que o efetivo da GBel durante o carnaval será suficiente para atender as demandas da população, garantindo tranqüilidade para o evento.
Sobre a problemática dos carros alegóricos deixados em vias públicas pelas agremiações carnavalescas após os desfiles, a diretora do Deac informou que não há no regulamento e nem nas diretrizes do concurso penalidades previstas. “Primeiramente, a Fumbel irá fazer uma campanha de sensibilização junto às agremiações para que não abandonem os carros alegóricos pelas ruas da cidade. Depois, vamos entrar em contato com as secretarias que trabalham na aplicação do Código de Posturas do Município de Belém para coibir ações desse tipo; e para o carnaval do próximo ano levaremos o assunto a uma discussão mais detalhada”, disse Lídia.
A programação oficial do Carnaval de Belém 2011 – Todos os Nossos Ritmos, uma só alegria, inicia neste domingo, 6, com os Portais da Folia nos bairros da Cidade Velha, Bengui e Guamá, a partir das 17h. No Portal da Cidade Velha, a realização do Concurso de Personalidades Emblemáticas, que escolherá o Rei Momo, a Rainha da Rainha das Baterias, Musa Belém do Carnaval da Amazônia e Rainha Gay do Carnaval de Belém. Nos demais portais, muita folia com bandas de fanfarra, bateria de agremiações carnavalescas e apresentações de blocos alternativos. (Ascom Fumbel)

Comentários