Governo registra queda nos índices de criminalidade no Estado

O governador Simão Jatene participou, na manhã desta sexta-feira (4), da reunião semanal do Comitê de Gestão Integrada de Segurança Pública do Pará, formado pelos dirigentes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado (Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário, Centro Estratégico Integrado e Departamento Estadual de Trânsito). 

De acordo com os números apresentados, comparando as estatísticas dos meses de janeiro de 2010 e janeiro de 2011, os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda de 12% e os crimes contra a pessoa, 7%. Os crimes contra os costumes apresentaram uma redução de 12% e os de contravenção penal, 11%. Quanto aos roubos, as estatísticas apontaram uma queda de 18% em todo o estado. Os crimes de homicídios registrados na Região Metropolina de Belém (RMB) caíram em 27% e em 50% na capital.

O encontro, que foi realizado no auditório do Palácio dos Despachos, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, também contou com a presença de oficiais comandantes de unidades da Polícia Militar (Batalhões, Companhias e Zonas de Policiamento), localizadas na Região Metropolitana, e de delegados da Polícia Civil que atuam em delegacias e seccionais da Grande Belém.

O Comitê de Gestão Integrada reúne-se todas as terças-feiras e, uma vez ao mês, o encontro dos dirigentes do Sistema de Segurança contará com a presença do governador do estado. Esta foi a primeira reunião presidida por Simão Jatene.

Durante a reunião no Palácio, a Segup apresentou o resultado do primeiro mês de trabalho da área de segurança do atual governo. As estatísticas foram apresentadas pelo diretor do Centro Estratégico Integrado (CEI), Antônio Farias. Sob a ótica da análise criminal, ele expôs um relatório sobre as principais modalidades de crimes, baseado em dados estatísticos. O diretor do CEI informou que, a partir de agora, o relatório de assuntos de interesse da segurança pública passa a ser emitido diariamente, com informações sobre as ocorrências policiais registradas em todo o estado. (Agência Pará)
 
 

Comentários