HOL: serviço de atendimento domiciliar é reativado


O Hospital Ophir Loyola reativou a partir de hoje (24), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), desativado em abril de 2010. O SAD iniciou suas atividades em 2001, inspiradas no Centro de Suporte Terapêutico Oncológico (CSTO) do Instituto Nacional do Câncer. A atuação envolve ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio.

No Pará
,  as  estimativas do Instituto Nacional do Câncer mostram que  de 2001 a 2010, o número de casos esperados cresceu anualmente.  O percentual esperado de pacientes com a doença em progressão e que necessitam de cuidados paliativos se mantém em torno de 50%. O serviço do HOL é gratuito e  fornecerá  materiais e insumos necessários, cuidados paliativos e o alívio da dor para pacientes fora de possibilidades de cura, minimizando o sofrimento destes, assim como dos familiares.

A assistência integral será garantida por uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos com apoio de nutricionistas, farmacêuticos e terapêuticos ocupacionais e todo o suporte de procedimentos hospitalares especializados e de exames de imagenologia e laboratoriais.

Atualmente no Brasil, cerca de   70% dos diagnósticos de câncer são realizados já em estádios avançados por falta de uma detecção precoce.O HOL possui cerca de quatro mil novos pacientes oncológicos matriculados, com  a reativação do atendimento domiciliar, além de  aperfeiçoar o atendimento hospitalar,vai  ser  reduzir o número de internações hospitalares. O atendimento alcançará pessoas do Pará, Amapá, Sul do Maranhão, Leste do Amazonas e Oeste do Tocantins. (HOL)

Comentários