UFPA lança curso de Mestrado em Segurança Pública

A área de segurança pública no Estado do Pará vai ganhar novas frentes de pesquisa com o Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos (PPGDSMC), lançado nesta quarta-feira, 9, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia reuniu, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria, representantes da Administração Superior da UFPA; do Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará (IESP) e das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.

O encontro foi aberto pelo professor Edson Ramos, da UFPA, o qual fez a apresentação do Programa de Pós-Graduação da Universidade na área de segurança pública. Ele destacou ações, como a criação, em 2002, de cursos de especialização; produção de pesquisas; publicações e mestrado, em convênio com a Universidade do Cabo Verde, ofertado em 2010.

“Nos últimos anos, a Universidade tem tomado a frente e assumido o papel pioneiro de abrir novas possibilidades de trabalho em ciência, em particular, dentro dos seus programas de mestrado e doutorado”, afirmou o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Para dar um exemplo dessa aceleração qualitativa, o reitor citou a oferta de novos programas em 2010, oito em mestrado e quatro em doutorado.

Inscrições  – As inscrições ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos já estão abertas e seguem até o dia 11 de março. Os interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós-graduação, no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Básico, no Guamá. O horário de atendimento é das 14h às 18h. Informações: (55) (91) 3201- 77 98.

Seleção - A seleção será composta de três etapas: prova escrita, entrevista e prova de proficiência em língua estrangeira. O edital do concurso está disponível na página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A divulgação do resultado da seleção será feita no dia 28 de março.

São ofertadas 15 vagas para candidatos de todas as áreas do conhecimento que atuem nas  instituições, no ensino e na pesquisa ligados à área de segurança pública. A linha de pesquisa do curso é denominada “Conflitos, Criminalidade e Tecnologias da Informação”. O objetivo é a formação de profissionais que desenvolvam análises institucionais do sistema de segurança pública e de suas implicações na sociedade atual, observando os aspectos principais da democracia e dos direitos humanos.

Programa - O curso de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos é um curso de pós-graduação stricto sensu, aprovado pela Resolução n.º 4.091/2011 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará e recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES. (Ascom UFPA)

Comentários