Pós-Gradução em Enfermagem abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, 10 vagas estão sendo ofertadas, direcionadas a enfermeiros graduados, os quais estejam interessados nas seguintes linhas de pesquisa: “Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico” e “Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico.” O Programa inaugura a primeira turma e será o primeiro Mestrado em Enfermagem da Região Norte a ser oferecido por uma única instituição de ensino.

Os interessados podem se inscrever até o dia 14 abril, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, localizada no Prédio da Faculdade de Enfermagem da UFPA, Campus Profissional II da Universidade, Complexo da Saúde, bairro Guamá, em Belém.  O atendimento ocorre das 9h às 13 h, de segunda a sexta-feira.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, professora Marília de Oliveira, a implantação desse mestrado é um grande avanço dentro da Universidade. “A dificuldade maior é fazer parte de um contexto em situação de desigualdade regional, na qual, historicamente, a enfermagem não tem formação stricto sensu em sua área e, consequentemente, tradição em pesquisa científica”, afirma a professora. “Por outro lado, fazemos parte de uma Instituição de Ensino Superior de excelência, comprometida com o avanço da ciência, o que contribuiu, significativamente, para tornar esse projeto uma realidade”, enfatiza a coordenadora.

Histórico - O curso de Enfermagem da UFPA vem se aperfeiçoando desde 2007, quando a Universidade firmou um convênio com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de induzir a formação de doutores, a consolidação de Grupos de Pesquisa e a criação de um Curso de Mestrado em Enfermagem na Região Norte. A partir desse convênio, foi desenvolvido o primeiro ano do Doutorado em Enfermagem, Modalidade Interinstitucional/DINTER, entre a UFSC e a UFPA, com uma turma de 10 alunos. Em 2010, um grupo de doutores, ex-alunos do DINTER, iniciou a construção do projeto de mestrado, com apoio constante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFPA (Propesp).

Segundo Marília de Oliveira, o aprimoramento dos cursos de Enfermagem é fundamental dentro do contexto da Região Norte, tradicionalmente falha com o seu sistema de saúde. “Um Programa como este traz mudanças na formação dos profissionais da área para que promovam novas formas de construção do conhecimento, de cuidado à saúde humana e de relação com o mundo do trabalho, contribuindo para a reorganização dos serviços de saúde, repercutindo, assim, no âmbito político, econômico e social de nossa região”, explica a coordenadora.

Um dos destaques do edital é a presença de uma reserva de 30% das vagas voltadas para docentes e técnico-administrativos da própria UFPA. Segundo Marília de Oliveira, o objetivo é promover a formação de pessoal da UFPA, além de contribuir para o crescimento profissional dos seus servidores. “Hoje, nos hospitais universitários e na própria Faculdade de Enfermagem ainda existem enfermeiros e docentes sem essa qualificação.”

Serviço: Edital para primeira turma do Mestrado em Enfermagem. Incrições: de 17 de março a 14 de abril, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, localizada no Prédio da Faculdade de Enfermagem da UFPA, Campus Profissional II da Universidade, Complexo da Saúde, bairro Guamá, em Belém. Vagas: 10. Mais Informações: (91) 3201-8755. (Ascom UFPA)

Comentários