UFPA realiza concursos públicos para professores

A Universidade Federal do Pará tornou públicos os editais referentes a 59 concursos públicos, que devem ser realizados neste primeiro semestre de 2011 para provimento de cargos de docentes. Serão ofertadas 76 vagas, distribuídas por meio de 13 editais, os quais já estão publicados no site do Centro de Processos Seletivos (CEPSP) da UFPA. Do total da oferta, 38 vagas são para a capital, Belém, e 38 para os campi do interior do Estado (Soure, Altamira, Abaetetuba, Breves, Marabá e Castanhal).

Os concursos abrangem 71 temas referentes a diversas áreas do conhecimento, os quais estão especificados em cada um dos editais. O certame é constituído de prova escrita, didática, memorial e prova de títulos. Em alguns casos, há prova prática. A previsão é que as avaliações ocorram nos meses de abril, maio e junho. Os prazos e as formas de inscrição nas disputas dependem de cada edital. Ressalta-se, ainda, que um edital refere-se a diferentes concursos.

A maior oferta é de 63 vagas para Professores Adjuntos, classe que exige a titulação de doutorado. Há, ainda, 7 vagas para a classe de Assistente, a qual se refere a profissionais com mestrado; e 6 vagas para a classe de Auxiliar, que exige o título de especialista ou graduado. De acordo com a diretora do CEPS, Marilucia Oliveira, a prioridade para a contratação de doutores implica qualidade para os cursos ofertados pela UFPA, competitividade da Instituição quanto a programas de financiamento de projetos e investimento em corpo docente para atuar na pós-graduação.

Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPA (PROGEP), João Cauby, o cenário atual, em relação à contratação de docentes na Universidade, é de um processo que começa a contemplar as necessidades existentes. “O governo federal, nos últimos anos, vem disponibilizando novas vagas para concurso em instituições públicas de ensino superior. Nesse sentido, antigas demandas, notadamente dos campi da UFPA, começam a ser atendidas por conta dessa nova política de contratações de docentes”, afirma Cauby.

É preciso que os candidatos estejam atentos ao fato de que alguns desses concursos abrem, inicialmente, para a concorrência exclusiva de doutores e, quando não há inscritos com essa titulação, os editais reabrem para a categoria de Assistente. Não havendo inscritos novamente, abre-se, a depender da decisão e necessidade da faculdade onde a vaga está disponível, para Auxiliar. A restrição ocorre quando a vaga é ofertada para atuação na pós-graduação. Nesse caso, não há reabertura para as demais classes, uma vez que, neste nível, somente podem atuar doutores.

Serviço:

Os editais dos concursos estão disponíveis no site do CEPS, por meio do link http://www.ceps.ufpa.br/daves/docente_ufpa_2011/concursos_docentes.html, ou na página principal do CEPS, por meio do banner Concurso para Docentes - UFPA. (Ascom/UFPA)

Comentários