UFPA: Semana do Calouro 2011 começa hoje

Há muito tempo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tentava fazer uma programação que atendesse os interesses das Pró-Reitorias e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Este ano, isso foi possível e os calouros 2011 serão recebidos, em Belém, com a solene Aula Magna, além de shows, apresentações artístico-culturais e visita guiada pelo Campus. A programação começa hoje (1º), e vai até 4 de março, sempre no Centro de Eventos, Espaço Cultural do Vadião e na Capela Universitária.
As boas-vindas aos novos estudantes iniciam, nesta terça-feira, no Centro de Eventos da UFPA, com a apresentação da Orquestra de Música Latina da Escola de Música (EMUFPA), seguida da Aula Magna, proferida pelo reitor Carlos Maneschy, a qual tem como convidados os pró-reitores da Instituição e o professor Armando Mendes. Além de ter sido pró-reitor e responsável pela fundação do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), Mendes possui uma bibliografia de alta relevância local, além de várias teses ligadas à área do meio ambiente.
Cortejo – Dia 2 de março, a programação começa às 15h, na  frente da sede do Programa de Pobreza e Meio Ambiente (Poema), com a Caminhada dos Calouros, realizada pelos alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Popular, Arte e Lazer (Lacor), em parceria com o Projeto de Extensão Visita Campus, ligado à Faculdade de Turismo. O objetivo é promover um momento de lazer, acolhimento e integração, assim como apresentar a cidade universitária para os novos alunos.
A bateria da Escola de Samba Xodó da Nega fará a animação da caminhada e, às 17h, os caminhantes serão recepcionados no Espaço Vadião pelos grupos Bem Chorado e Pimentas Inflamáveis, que tocarão choro e pop rock, respectivamente. Na Capela Ecumênica, haverá a performance de Maria Borges, com Matinta, e um DJ. No dia seguinte, 3 de março, a Capela também recebe uma programação musical com bandas, a partir das 17h.

Nos dias 3 e 4, o Espaço Cultural do Vadião e a Capela Universitária terão programação sempre às 17h, com apresentações de bandas da Escola de Música da UFPA, além de bandas convidadas, cujo repertório tem uma variedade de ritmos, a qual vai do rock ao carnaval, ao samba e ao chorinho, além do forró, que encerra a recepção na sexta-feira (4), com o primeiro Forró do DCE do ano.

DCE - O Diretório Central dos Estudantes também elaborou uma programação de atividades na Semana dos Calouros. “Convidamos nossos novos colegas de Universidade ao debate profundo sobre a política danosa de desenvolvimento que está sendo imposta à Amazônia, por meio da construção de Belo Monte, por exemplo. Desejamos que essa nova geração de universitários seja transformadora e, para isso, organizamos mesas-redondas que discutirão o caos social, a fragilidade da educação brasileira e as tarefas do movimento estudantil para o novo século”, argumenta Rafael Saldanha, coordenador geral do DCE. (UFPA)

Comentários