Violência contra a mulher será tema de palestra

A Universidade da Amazônia realizará nesta segunda-feira, 28, mais uma edição do projeto “Serviço Social em Debate”. Desta vez, o tema das discussões será o painel “Violência contra a Mulher: a importância da notificação”, que terá como palestrantes representantes da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, da Promotoria Pública e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento acontecerá, às 19h, no Auditório “David Mufarrej”, campus Alcindo Cacela.

O painel destacará a violência contra a mulher, enfatizando a importância da ficha de notificação de confirmação ou suspeita, um documento que, segundo a Lei nº 10.778, de 24 de novembro de 2003, garante a notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde da rede pública ou privada.

“Essa lei federal determina que todas as unidades de saúde, bem como hospitais e pronto-socorros, que atendam mulheres vítimas de violência, preencham a ficha de notificação. O problema é que nem os profissionais de saúde estão preparados para fazer isso e nem as mulheres querem denunciar. Elas acabam dando outra explicação para um ferimento aparente para não admitir que foram agredidas”, explica a professora Marilda Martins, diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação e coordenadora do curso de Serviço Social da Unama.

Segundo a diretora, a divulgação sobre a importância da ficha de notificação é fundamental, pois, atualmente, não existem dados quantitativos e qualitativos sobre o aumento de casos de violência contra a mulher no país e, principalmente, no Estado do Pará. “Os dados só aparecem quando as mulheres denunciam e é uma minoria que procura a delegacia. Já existem, inclusive, esforços do próprio governo estadual para capacitar os profissionais para a utilização correta dessa ficha, entre eles os assistentes sociais”, afirma a diretora.
 

Serviço: Painel “Violência contra a Mulher: a importância da notificação”. Dia 28 de março, às 19h, no Auditório “David Mufarrej”, campus Alcindo Cacela. Inscrição: um ou mais potes de vidro com tampa para serem doados ao Banco de Leite da Santa Casa. Informações pelo telefone: 4009-3067/3145 ou no portal: www.unama.br.(Com informações da Unama)

Comentários