Pará perde o ex-governador Hélio Gueiros

Divulgação
O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros faleceu por volta das 13h de hoje (15), em sua residência. A causa da morte foi insuficiência renal, de acordo com familiares. O político tinha 85 anos.
Parentes próximos de Hélio Gueiros estão todos reunidos.
TRAJETÓRIA
Hélio Mota Gueiros entrou na política em 1958, a convite do general Magalhães Barata. A irreverência e os discursos irônicos de Hélio Gueiros marcaram a política paraense dos anos 90. Hélio Gueiros foi deputado federal, senador de 1983 a 1987, governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.
Durante sua trajetória política, Hélio Gueiros ficou conhecido pelo apelido de Papudinho. Alguns de seus bordões ficaram marcados para sempre na história política paraense, como “Eu sou tarado por Doca” (na época da revitalização da avenida Visconde de Souza Franco) e “Tinindo” (referindo-se ao modo como gostava de trabalhar).
Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Colunista do Diário do Pará, jornal no qual mantinha uma coluna aos domingos, Gueiros também foi redator e editor na Folha do Norte e durante a segunda fase de O Estado do Pará. Na época da fundação do Diário do Pará, no início da década de 80, foi seu principal articulista. Ainda foi redator e apresentador do programa “Em Primeira Mão”, na TV Marajoara.
Gueiros começou na política como suplente de deputado estadual. Assumiu uma vaga entre 1958 e 1962. Em 1962, foi eleito deputado estadual, pelo PSD, chegando a líder do governo Aurélio do Carmo entre 1962 e 1964. Com a instalação da Ditadura Militar, em 1964, Hélio Gueiros teve seu mandato cancelado. Elegeu-se deputado federal com a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), entre 1966 e 1970. Nesse último ano, teve seu mandato cancelado novamente e a suspensão dos seus direitos políticos. Além disso, Hélio Gueiros foi eleito para o senado federal em 1983, quando ainda era integrante do PMDB.(DOL)

Simão Jatene lamenta morte do ex-governador Hélio Gueiros e decreta luto
O governador Simão Jatene lamenta, com muita tristeza, a morte do ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Mota Gueiros. Jatene lembrou que o ex-governador ocupou os mais importantes cargos na política paraense e sempre se destacou como um líder democrata, defensor incontinenti dos interesses do Estado, deixando uma marca inesquecível tanto no Palácio do Governo quanto na Prefeitura de Belém, e nas funções legislativas que exerceu.
Simão Jatene teve uma convivência sempre cordial e respeitosa com Hélio Gueiros e não esconde sua admiração pelas qualidades do ex-governador. Sublinha a maneira extrovertida de tratar dos mais diversos assuntos, a cultura aprimorada não apenas na carreira pública como também na formação como advogado e na militância como jornalista, e uma simplicidade às vezes desconcertante, sempre aliada ao humor inteligente.
Hélio Gueiros, destaca o governador Simão Jatene, era um dos remanescentes de uma fase de acirradas lutas políticas no Estado, quando teve o mandato cassado pela governo militar. Ao retornar à cena política, recorda Jatene, Hélio Gueiros manteve a mesma eloquência como defensor da democracia, seja como senador, governador e prefeito.
Hélio Gueiros fará falta à política paraense, pois foi um dos mais brilhantes cultores do jeito apaixonado de fazer política nesta terra - finaliza Jatene.
O governador decretou luto oficial de três dias e estendeu os pêsames aos cinco filhos e à professora Terezinha Gueiros, que sempre esteve ao lado de Hélio Gueiros, como esposa e gestora. O corpo será velado no Palácio Lauro Sodré, que foi sede do Governo do Estado na gestão de Hélio Gueiros. Às 15h deste sábado (16), ele será enterrado no cemitério Recanto da Saudade.(Secom)

Prefeitura de Belém decreta luto por três dias
Em nota enviada à imprensa, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, lamentou a morte de Hélio Gueiros. Duciomar decretou  luto de três dias pelo falecimento do político.
"É com o mais profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Belém lamenta a perda de uma das figuras políticas mais marcantes que este município e Estado tiveram. O povo da capital paraense perde Hélio da Mota Gueiros, uma figura ímpar e ilustre na contribuição para a construção da nossa Belém. Oferecemos nossas condolências a todos os seus familiares e decretamos luto oficial por três dias", diz a nota.

Corpo de Gueiros será velado no Lauro Sodré
A pedido da família, o corpo do político Hélio Gueiros, que morreu na tarde de hoje (15), será velado no Palácio Lauro Sodré, prédio histórico sede do Museu do Estado do Pará. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Belém.

Comentários