Seduc quer introduzir o açaí na merenda escolar


Nos próximos meses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai introduzir no cardápio da merenda escolar das cerca de 1.200 escolas da rede pública um dos frutos mais consumidos pelos paraenses, o açaí.
Na manhã de hoje, na sede da Seduc, aconteceu a primeira etapa do processo de aquisição do produto, o chamado teste de aceitabilidade. Um total de 30 pessoas, escolhido aleatoriamente, estará degustando amostra do suco. O teste ocorreu na Secretaria Adjunta de Logística.
A degustação, segundo a Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria, levará em conta a análise sensorial, paladar, sabor, aroma, textura e consistência do açaí.
De acordo com Cláudia Albuquerque, gerente de Alimentação Escolar, no prazo de dez dias será a vez de 500 alunos avaliarem a qualidade do açaí e aceitarem ou não o suco pasteurizado. O açaí degustado será o médio ou o grosso e durante o teste de aceitabilidade a necessidade de adição de açúcar será considerado.
As empresas participantes do teste de aceitabilidade tiveram que se habilitar entre 12 e 22 de março. A Seduc publicou instrução normativa no Diário Oficial do Estado (DOE) sobre o teste de aceitabilidade do açaí. As empresas interessadas tiveram que apresentar registro no Ministério da Agricultura. As informações são da Seduc

Comentários