UFPA e universidade caribenha oferecem curso de inglês

Durante as férias de julho, profissionais e estudantes ligados à área da Saúde e da Assistência Médico-Hospitalar terão uma excelente oportunidade para otimizar sua qualificação. O I Programa Especial de Imersão em Inglês para Profissionais Brasileiros da Área da Saúde (PEI-BRAS) oferece 25 vagas, com prioridade para os docentes e discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), em um curso de inglês na University of the West Indies, localizada na Ilha de Barbados, no Caribe. As inscrições já estão sendo realizadas e vão até o dia 3 de junho de 2011.

O PEI-BRAS foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade de Barbados e a UFPA, com apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). O curso foi concebido porque há a constatação de que as publicações na área médica se dão, substancialmente, em inglês e também existem muitas oportunidades de formação em países anglófonos, mas poucos candidatos estão preparados.

“O inglês domina a literatura médica, sendo os principais jornais, livros e sites sobre os temas da área publicados nessa língua. O aperfeiçoamento de profissionais, desde residência, especialização e até mestrado e doutorado, em nível internacional, depende, em grande parte, de conhecimentos avançados em uma língua estrangeira, sendo, indubitavelmente, o inglês o idioma que abre o maior leque de oportunidades àqueles interessados em se desenvolver plenamente”, afirma o professor Hilton Pereira da Silva, coordenador do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Ambiente (Lebios), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA e coordenador do Programa de Intercâmbio no Brasil.

Pré-Requisitos – Os interessados em participar do I PEI-BRAS devem ter alguma experiência em inglês, como haver concluído um curso básico (tendo cursado pelo menos quatro semestres de estudo) ou o equivalente em termos de conhecimento ou prática do idioma. O Programa é aberto a todos os profissionais e estudantes que tenham interesse na área de Saúde.

Cronograma – O curso será realizado de 4 a 29 de julho de 2011. Serão quatro semanas, com cinco dias de atividades por semana , totalizando uma carga horária de 100 horas. Ao longo das aulas, os alunos do PEI-BRAS serão submetidos a avaliações sobre estruturas gramaticais, expressões idiomáticas, comunicação intercultural, vocabulário biomédico geral e escrita científica, e participarão de atividades extramuros para conhecer de perto o Sistema de Saúde Centro Americano. O curso é certificado pela UWI.

Objetivo – Após a conclusão do Programa, os estudantes estarão capacitados para se comunicarem em inglês com pacientes, profissionais da área biomédica e com pessoas de outros setores. Além disso, terão conhecimentos específicos sobre interpretação de tabelas esquemáticas, notas, formulários, prescrições, leitura e entendimentpo de artigos da área, preparação e apresentação de trabalhos em conferências em língua inglesa.

Paraíso natural - Barbados é considerado o terceiro país mais desenvolvido das Américas. A University of the West Indies (UWI) tem larga experiência em cursos de inglês para estrangeiros, e a região é um paraíso natural que oferece excelentes opções culturais e de entretenimento, além de formação profissional de alta qualidade. A UWI providencia o visto de entrada para os estudantes, que terão acesso a toda a infraestrutura universitária. Chega-se à Ilha por meio de um voo direto via São Paulo (para conhecer a UWI e Barbados, visite:www.cavehill.uwi.edu e www.barbados.org).

Serviço:

Os interessados no I PEI-BRAS podem contatar o coordenador do curso pelo e-mailhdasilva@ufpa.br, pelo telefone (91) 8867-872.  Para obter mais informações, é possível acessar o site da Prointer e também http://www3.ufpa.br/multicampi/TempAscom/UWI.pdf (Assessoria de Comunicação da UFPA)

Comentários