Imagem original da N. S. Nazaré desce do Glória

Nesta quinta-feira (26), acontece um dos momentos mais raros do calendário da Igreja Católica do Pará: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma encontrada pelo caboclo Plácido, às margens do Igarapé Murucutu, em 1700, e que originou a história de fé do povo paraense. A descida do Glória será ás 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, durante uma celebração realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Na sexta-feira, 27, será apresentado o Cartaz do Círio deste ano.
Com a descida da Imagem inicia-se o Tríduo que prepara a Coroação de Maria, ciclo marcado por mais intensa oração buscando a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. O Tríduo acontece como parte das comemorações do quinto aniversário de elevação da Basílica à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. A Santinha fica no presbitério (altar), mais perto nos fiéis, até domingo (29).
A descida da Imagem do Glória, local onde repousa o ano inteiro em sua redoma de cristal antiprojétil, coincidirá com o encerramento das novenas marianas, realizadas nas paróquias da Arquidiocese e nas sete comunidades da paróquia de Nazaré desde o início do mês maio.
A imagem só desce do Glória em apenas dois momentos: no aniversário da elevação da Basílica à condição de Santuário e durante o Círio de Nazaré. A cerimônia, nesta quinta-feira, será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que também comemora o seu 61º aniversário nesta data. Estarão presentes, ainda, o Reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Pe. José Ramos, Padres Barnabitas e toda a Diretoria da Festa 2011.
SANTUÁRIO
A Basílica completa, no dia 31 de maio, cinco anos que recebeu o título de Santuário. Ele foi outorgado pelo Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, por meio de um decreto arquiepiscopal assinado em 2006, com o objetivo de estimular o fluxo de romeiros e peregrinos ao templo mariano. Foi esta comemoração que motivou a descida da imagem original, que antes só acontecia uma vez ao ano, sempre no sábado às vésperas do Círio.
RARIDADE
Se a descida da imagem original do Altar-mor da Basílica é rara, a saída dela é mais rara ainda. A imagem original só deixou o interior da Basílica, até hoje, em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém, no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. (Diretoria da Festa de Nazaré)
SERVIÇO
Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré. Nesta quinta-feira, dia 26 de maio, às 18h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Comentários