Pará vai qualificar mão de obra para empregos

Discutir a qualificação de mão de obra para atender mais de 150 mil vagas no mercado de trabalho, que serão gerados nos próximos quatro anos no Pará, foi o objetivo do seminário que reuniu representantes da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e centrais sindicais, na tarde desta quinta-feira (12), no auditório do Sindicato dos Urbanitários.

“O Desenvolvimento Econômico e Social do Pará e os Desafios da Geração de Empregos Qualificados” foi o tema do encontro. Com base em pesquisas, o diretor do Dieese, Roberto Sena, mostrou que apenas para 2011 a expectativa é a geração de pelo menos 54 mil postos de trabalho, mesmo número registrado em 2010.

“E para os próximos quatro anos pelo menos 150 mil postos serão gerados, daí a necessidade de qualificação dessa mão de obra. Precisamos dotar os paraenses de condições para disputar em pé de igualdade com os demais trabalhadores do país”, ressaltou Sena, acrescentando que por isso é tão importante o encontro e a troca de experiências entre as classes.

Parcerias - “Reduzir as desigualdades sociais com geração de emprego é o principal objetivo da Seter. Para isso, desenvolvemos uma série de atendimentos, que fazem parte do Plano de Qualificação Social e Profissional do Estado do Pará (PGSP). E uma de nossas estratégias para alcançamos esse objetivo é unir forças com as entidades. Por isso estamos aqui, totalmente dispostos a fazer parcerias”, garantiu Mônica Coutinho, secretária adjunta de Trabalho, Emprego e Renda.

Mônica ressaltou que para oferecer qualificação é preciso saber onde haverá necessidade de mão de obra. “Não podemos qualificar sem saber qual a demanda de cada município, como vinha sendo feito. Por isso, estamos em parceria com a Fiepa, que nos mostrará esses dados. Assim teremos um direcionamento conciso, para atuarmos com base em dados reais”, reiterou.

A secretária adjunta informou, ainda, que outra estratégia para qualificar pessoal é captar recursos. Com essa proposta, a Seter vai buscar parcerias com o empresariado e o governo federal. “Temos que acabar com esse cenário de ser um Estado rico com uma população pobre. E uma das formas é a qualificação da população”, frisou.

Para Roberto Sena, os investimentos em qualificação resultarão, diretamente, na elevação da renda dos paraenses e no desenvolvimento do Estado. “O governo está disposto a essa união de forças. Consideramos muito positiva nossa reunião ocorrida ontem (11) com o governador Simão Jatene. Outra prova de sua aderência a essa política foi a criação do GT (Grupo de Trabalho)”, declarou Sena.

O seminário, que contou com a participação de quase 70 pessoas, faz parte de um ciclo de discussões sobre os desafios do crescimento econômico e social no Estado, promovido pelo Dieese. (Ag. Pará)

Comentários