UFPA reduz o número de leituras obrigatórias para o PS 2012

A Universidade Federal do Pará decidiu que será reduzido o número de leituras inicialmente recomendadas para o Processo Seletivo 2012. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), realizada nesta quarta-feira, 25, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A Comissão determinou que, das 20 obras literárias até então selecionadas, somente 12 irão continuar no conteúdo programático da Instituição.
 Entre os participantes da reunião, estavam a pró-reitora de Ensino, Marlene Freitas; o assessor técnico da Proeg, Mauro Magalhães; a diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps), Marilucia Oliveira, e diretores de alguns institutos da Universidade.
 Apesar da redução do número das obras, todas as escolas literárias já divulgadas como parte do conteúdo programático serão trabalhadas. A lista completa e atualizada das leituras que permanecerão no programa poderá ser conferida aqui. Um dos principais critérios para a seleção foi a disponibilidade online dos textos. No site da Proeg, estão disponíveis links de algumas bibliotecas virtuais, nos quais é possível baixar as obras gratuitamente.
 A Coperps ainda decidiu que a possibilidade de a Instituição estabelecer o mesmo conteúdo programático na disciplina de Literatura, adotado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), deverá ser pensado para o próximo processo seletivo.
 Na última terça-feira, professores e estudantes das redes pública e particular de ensino reuniram-se com alguns representantes da Universidade, inclusive o reitor Carlos Maneschy. O principal argumento do grupo de docentes e alunos do ensino médio era a extensa quantidade de obras a serem estudadas, visto que é “um processo seletivo, que não contempla somente a disciplina de Literatura”, ponderou a estudante Roberta Dinelly.(Assessoria de Comunicação da UFPA)

Comentários