Domingo é dia de 'mamaço' na praça da República

Domingo é dia de 'mamaço' na praça da República (Foto: )
Neste domingo (05), em Belém, a praça da República será palco do Mamaço Nacional, evento produzido por mães em caráter informal, sem fins lucrativos, com a pretensão de reunir mulheres e sua rede de apoio num espaço público para conversar, trocar informações, ampliar as redes de apoio e amamentar os seus filhos. 

Durante o encontro haverá uma roda de amamentação coletiva que envolverá atividades com um grupo de discussão sobre temas como os mitos que envolvem a amamentação, e o compartilhamento de experiências e dificuldades individuais, além de já estar confirmado o apoio do Banco de Leite da Santa Casa, realizando cadastro de mães doadoras, através da parceria com os Bombeiros da Vida.

O Mamaço Belém está sendo apoiado pela AMAMEN – Associação Amigos da Amamentação, Ishtar - Espaço para Gestantes, Rede Parto do Princípio, Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e Banco de Leite da Santa Casa.

SOBRE O 'MAMAÇO' - A expressão “Mamaço” surgiu após a antropóloga Marina Barão ter sido impedida de amamentar, há cerca de dois meses, pela monitoria da exposição do artista plástico Leonílson, no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista (na cidade de São Paulo), com a argumentação de que era proibido alimentar-se naquela sala. A mãe portava seu bebê de dois meses num sling e, ao sentir que ele estava com fome, naturalmente o colocou para mamar. Após o incidente, Marina organizou o movimento a que chamou de “Mamaço Cultural”, e que reuniu pouco mais de 50 mães num evento apoiado pela instituição, que se retratou publicamente.

Paralelamente, nos dias que antecediam o evento, que aconteceu no início deste mês de maio, a jornalista Kalu Brum publicou em seu perfil, na rede social Facebook, uma foto amamentando seu filho. No dia seguinte, o Facebook enviou-lhe uma mensagem, comunicando que sua foto seria retirada por apresentar conteúdo impróprio. A Jornalista criou então uma comunidade na rede, convidando a todos que trocassem a imagem de seus perfis por uma foto de amamentação e, aludindo ao evento em São Paulo, chamou a comunidade de “Mamaço Virtual – Porque Amamentar é Beleza Pura!”. Além deste movimento no Facebook também foi promovida uma blogagem coletiva em muitos blogs escritos por mães.

Os dois eventos foram um sucesso, pois abriram ainda mais espaço para se discutir a valorização da amamentação, e, dessa forma, discutir também a inclusão de espaços destinados à amamentação em locais públicos.

A temática é abrangente e envolve não só questões políticas e antropológicas, mas como permeia toda a sociedade, demonstrando ser necessário um redirecionamento em toda a estrutura pensada até então, para que a família seja prioridade na construção de uma nova sociedade.

Assim surgiu o evento “Mamaço Nacional”, a fim de dar continuidade ao evento que já aconteceu na cidade de São Paulo, para que o tema se faça ainda mais presente nas mídias e nas pautas do Congresso. Outras cidades já confirmaram sua participação, como Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Curitiba, Belém, São Paulo, Brasília, e outras que estão aderindo e juntando forças.

Serviço:  Praça da República (em frente ao Teatro da Paz), dia 05/06, des 08:30h as 11h (Com informações da ascom Sespa)

Comentários