Professores podem elaborar questões para o Enem

A Universidade Federal do Pará é uma das instituições de ensino superior brasileiras que vão elaborar e revisar questões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os professores da UFPA que desejarem elaborar ou revisar itens para o Exame deste ano devem se cadastrar na base de dados, criada pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), no endereço https://www.ceps.ufpa.br/prebni/. As inscrições terminam no dia 20 de junho.

Quando de cada chamada do Instituto, a UFPA deverá enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no mínimo, cem questões para cada área do conhecimento do Exame, ou seja, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. As questões poderão integrar o Banco Nacional de Itens do Instituto (BNI). O Inep selecionará os itens e pagará R$ 120,00 (Cento e Vinte Reais), referentes à elaboração, e R$ 60,00 (sessenta Reais) pela revisão de cada questão selecionada pelo BNI.

Para participar do Banco, o professor da UFPA deve estar envolvido em atividades de ensino e de pesquisa, mas não precisa possuir uma titulação específica.Por questões técnicas e de sigilo, o docente que desejar elaborar ou revisar questões deverá fazê-lo na sede da Comissão Coordenadora do Programa de Elaboração dos Itens do INEP na UFPA, que funciona no CEPS, em Belém.

Para ter sua inscrição homologada, os docentes também devem participar de um curso de elaboração e revisão de itens para o Enem a ser oferecido pela Comissão Coordenadora do Programa de Elaboração dos Itens da UFPA. O curso deverá durar dois dias e deve ser realizado no período de 25 de julho a 04 de agosto. “Antes do BNI, o Instituto tratava diretamente com os professores sobre a criação e revisão de itens para a prova, a partir do Banco, este contato é institucionalizado e passa a ser mediado pelas universidades, ou seja, mesmo os professores que, eventualmente, já trabalhavam na elaboração e correção de questões para o Enem, agora, devem se cadastrar no BNI”, explica Marilucia Oliveira, coordenadora geral da Comissão.

A coordenadora acredita que o Banco Nacional de Itens do INEP é um passo importante na democratização da participação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras no Enem. “As instituições que já haviam aderido ao ENEM solicitavam e demandavam uma participação mais efetiva e institucionalizada na construção do Exame. A possibilidade de elaborar itens para as avaliações é um avanço em direção a este objetivo.” Atualmente, a Universidade está elaborando um plano para execução das atividades do BNI e, ainda este mês, o reitor Carlos Maneschy assinará o Termo de Cooperação entre a UFPA e o Instituto.

Outros Concursos: O cadastro também será utilizado pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA para selecionar professores que irão elaborar e revisar questões para os concursos e processos seletivos realizados pelo CEPS. “Daí a importância de preencher corretamente o cadastro, o item relativo à área e disciplina de interesse e de cadastrar um e-mail que o docente consulte com frequência”, solicita Marilucia Oliveira.

Serviço: Cadastro de Docentes no Banco Nacional de Itens (BNI). Período: 2 a 20 de junho de 2011. Informações: (19) 3201.7622 ou 3201.7266. Inscrições: https://www.ceps.ufpa.br/prebni (ascom/UFPA)

Comentários