Concursados doam sangue em protesto por nomeações

Tendo como objetivo contribuir com o Banco de Sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), mas também, chamar a atenção da sociedade e do governo para a situação de milhares de pessoas aprovadas em concursos públicos, realizados pela administração pública estadual, que há quatro anos aguardam chamada para trabalhar, a Asconpa realizará nesta quinta-feira, 7 de julho, às 8 horas da manhã, o Primeiro Ato de Protesto com Doação de Sangue dos Concursados.
O protesto foi decidido em reunião realizada pela Associação dos Concursados do Pará, na última sexta-feira, na sede do Sindicato dos Urbanitários e é esperada a participação de, pelo menos, 300 pessoas.
Até março deste ano, quando ainda existiam 5.500 concursados aguardando chamada, o governador Simão Jatene anunciou a nomeação de 1.500 aprovados, no entanto, até hoje, apenas uma parte deles foi efetivamente convocado.
Atualmente, cerca de 4.500 concursados, todos aprovados dentro do número das vagas ofertadas, ainda aguardam convocação. Mesmo assim, órgãos como Seduc e Sespa contratam servidores temporários para ocupar vagas já destinadas em concurso aos aprovados. 
Os concursados que participarão do ato devem atentar para os seguintes critérios exigidos para doação de sangue:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Ter idade entre 18 e 65 anos;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
- Não ter diabetes;
- Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.
- Levar Carteira de Identidade (RG). 
O protesto será realizado em frente a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Hemopa, localizado na Travessa Padre Eutiquio nº 2109, no bairro de Batista Campos, em Belém.
José Emílio Almeida

Comentários