Desfile escolar da Semana da Pátria será levado para a Presidente Vargas

O Blog do Lucas Nogueira acerta mais uma! Publicamos no dia 11 de julho em 1ª mão, o retorno do tradicional desfile cívico-militar o Dia da Independência do Brasil, para a Avenida Presidente Vargas.


Os órgãos governamentais responsáveis pela organização da programação alusiva à Semana da Pátria realizaram, na última quarta-feira, 20, a primeira reunião de planejamento das atividades deste ano e que terá como principal novidade a mudança do local do desfile do Dia da Raça, no dia 5 de setembro. A apresentação das escolas, que vinha sendo realizada na Aldeia Cabana, no bairro Pedreira, passará para a avenida Presidente Vargas.
O encontro, que ocorreu no Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contou com a participação da coordenadoria de Promoção dos Direitos da Juventude (CMDJ), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), membros da Polícia Militar do Pará; da Marinha do Brasil; do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Pa); da Guarda Municipal de Belém (GBel); do Corpo de Bombeiros; e do Exército Brasileiro.
A mudança de local do desfile escolar atende uma solicitação dos estudantes. “O retorno para a avenida Presidente Vargas atende um desejo da classe estudantil. O governo mostra, com atitudes, que é compromissado com os estudantes. Além disso, todo o envolvimento do estado com o evento caracteriza um desejo de resgatarmos uma tradição”, ressalta o Coordenador Estadual de Promoção dos Direitos da Juventude, Raimundo Rodrigues.
Durante a Semana, a Sejudh, junto ao Programa Pró-Paz, também promoverá ações de cidadania durante o evento. Além disso, o Governo do Estado visa, com as atividades, diminuir conflitos entre escolas e semear uma cultura de paz nos ambientes estudantis. "Agendamos reuniões com os diretores das escolas, com representantes de turmas e com os grêmios estudantis. Vamos chamar os atores (da comunidade estudantil) envolvidos no evento, e fazer com que eles participem ativamente do projeto" explica Rodrigues. (Ascom Sejudh)

Comentários