Funcap fecha unidade de Val de Cans

A unidade de atendimento socioeducativo de Val de Cans, em Belém, foi desativada na manhã de hoje (7). Os dezessete adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas de internação naquela unidade foram transferidos para o novo espaço de atendimento socioeducativo de Benevides, na região metropolitana de Belém. Segundo a presidente da Funcap, Ana Célia Cruz, a mudança se faz necessária para oferecer um melhor espaço de internação e um melhor atendimento socioeducativo a adolescentes envolvidos em atos infracionais.
Os jovens foram remanejados em veículos da Fundação, escoltados por guarnição da Companhia Independente de Polícia Assistencial (CIEPAS). Os servidores lotados em Val de Cans também foram encaminhados para servir na nova unidade de Benevides.  A diretora de Assistência Social da Funcap, Eliana Penedo, reuniu monitores e equipe técnica para dar boas vindas aos adolescentes e anunciar algumas atividades sociopedagógicas que serão realizadas já nos primeiros dias na nova casa. A diretora frisou a importância do bom comportamento e das boas relações que deve prevalecer com a equipe técnica e entre os adolescentes.
Equipe de servidores da Funcap ainda trabalha em Val de Cans para conferência do patrimônio da unidade. O prédio que antes funcionava um delegacia de polícia, e que fora adaptado para receber adolescentes em conflito com a Lei, será entregue à Superintendência do Sistema Penal (Susipe), proprietária do imóvel.
A unidade de Benevides foi inaugurada em dezembro último, porém só agora recebeu os internos devido a ajustes que foram realizados no espaço, ao longo do primeiro semestre deste ano, para garantir a segurança, tanto de servidores quanto dos próprios socioeducandos.
O espaço tem 48 mil metros quadrados com blocos profissionalizantes e de aulas regulares, refeitório, barbearia, praça de convivência, anfiteatro, auditório com 50 lugares, ginásio com quadra poliesportiva coberta, padaria para oficinas de panificação, campo de futebol, área de plantio de mudas e hortas, apiário e  orquidário para oficinas de educação ambiental. Dos os 44 quartos-celas que a unidade possui, um é adequado para portador de necessidades especiais. (Funcap)

Comentários