Governo continuará obras com recursos da Jica

O governador Simão Jatene sancionou esta semana o decreto que prevê o empréstimo externo solicitado à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), no valor de 16,4 bilhões de ienes – o equivalente a cerca de R$ 320 milhões -, para a continuidade das obras do projeto Ação Metrópole. Vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), o projeto prevê nesta segunda etapa a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, que inclui corredores estruturados, terminais de integração e a parte operacional. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (1º).
Segundo a coordenadora técnica do Ação Metrópole, Marilena Mácola, a equipe técnica já está trabalhando para reiniciar as obras. “O Ação Metrópole está em processo de elaboração do projeto de engenharia para a continuidade da Avenida João Paulo II, os ajustes na Av. Júlio Cesar e soluções pontuais para o trânsito na rodovia Arthur Bernardes, que ainda não está finalizada”, ressaltou. Para estas obras o "Ação Metrópole" também acompanha o processo de captação de recursos.
Integração - A segunda etapa vai melhorar o fluxo de veículos e pessoas na região. Dois terminais de integração (um no município de Marituba e outro no distrito de Icoaraci), três estações de integração (duas no corredor da Augusto Montenegro, denominadas Tapanã e Mangueirão, e uma no Corredor BR-316, denominada Águas Lindas), além de garagens (em Marituba e Icoaraci) também fazem parte do projeto, que tem entre seus objetivos agilizar o embarque e desembarque de passageiros. O cronograma de obras deverá começar em meados de 2013, para que em 2015 o sistema já esteja funcionando.
A primeira etapa do projeto Ação Metrópole já foi concluída, incluindo os elevados Vinnar Grünnen, na Júlio César com a Independência, e Daniel Berg, na Júlio César com a Pedro Álvares Cabral; obras de infraestrutura viária, como o prolongamento da avenida Independência, e a recuperação da rodovia Arthur Bernardes, que darão suporte ao trânsito quando iniciarem as obras dos corredores BR-316/Almirante Barroso e Augusto Montenegro.(Ag. Pará)

Comentários