Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uepa divulga editais dos Processos Seletivos 2012


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta segunda-feira (18), os editais dos Processos Seletivos 2012. As inscrições, tanto para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) quanto para o Processo Seletivo (Prosel), começam às 9h do próximo dia 4 de agosto e seguem até às 23h do dia 8 de setembro. Os editais para downloads estão disponíveis no site institucional.

A primeira opção destina-se aos candidatos que estão cursando uma das três séries do Ensino Médio, enquanto que o Prosel é para quem já concluiu este nível de ensino. Este período de inscrição também é o mesmo para os candidatos contemplados com a isenção total ou parcial.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem efetuar o pagamento até o dia 9 de setembro, preferencialmente, nas agências do Banco do Estado do Pará (Banpará) ou em qualquer agência bancária, inclusive em casas lotéricas, postos de auto-atendimentos nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço das farmácias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise.
Até o dia 23 de outubro a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa deve divulgar as inscrições homologadas e a partir do dia seguinte, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição pelo site da Uepa. Aqueles candidatos que não conseguirem imprimir o documento devem se dirigir à DAA, localizada no prédio da Reitoria, em Belém, ou entrar em contato por email, entre os dias 24 de outubro a 7 de novembro. Também nesse período, os candidatos poderão corrigir os dados pessoais, caso haja alguma informação errada.
Vagas - Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.323 vagas, distribuídas em 26 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia.Entre as novidades deste ano estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.
Provas – A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h às 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.
Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.
Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado.Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.
Atendimento especial - Os candidatos portadores de necessidades especiais que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição, deverão fazê-lo por meio de requerimento encaminhado à DAA, no mesmo período de inscrição dos demais candidatos, de 8h às 14h. Quem precisar de tratamento diferenciado nos dias de prova, também poderá solicitá-lo, por meio de requerimento encaminhado à DAA até o dia 9 de setembro de 2011, de 8h às 14h, especificando as condições e recursos que o atendam, acompanhado de atestado médico, o qual justifique esse tratamento diferenciado e assegure suas condições de realizar a prova. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.
Serviço
As inscrições para os Processos Seletivos da Uepa vão até o dia 8 de setembro, pelo www.uepa.br. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 9 de setembro, em qualquer agência bancária. Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição.(Ascom/UEPA)

Nenhum comentário: