Aneel mantém tarifas de energia no Pará

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu na manhã desta terça-feira (2) manter as tarifas atuais das Centrais Elétricas do Pará (CELPA) até a publicação da metodologia definitiva do terceiro ciclo de revisões tarifárias. Segundo o Dieese/PA a alteração tarifaria deveria ocorrer a partir do próximo dia 7.
Em todo o Pará, a Rede Celpa atende cerca de 1,7 milhão de unidades consumidoras e por enquanto não haverá reajuste no preço da energia, mas quando autorizado a mesma poderá ter efeito retroativo.
De acordo com o Dieese/PA, as tarifas da Celpa que estão sendo agora prorrogadas, já vigoram desde dia 7 de agosto de 2010, quando a Aneel autorizou reajustes de forma diferenciada. Para os consumidores residenciais o reajuste naquela oportunidade ficou em 11,89%. Já os Grandes Consumidores (Alta Tensão- Consumidores Comerciais e Industriais de médio e grande porte), o reajuste autorizado em agosto/2010, variou de 8,62% a 23,71% (um reajuste médio de 10,47%).
Segundo a Aneel, o procedimento provisório para tratamento das tarifas das distribuidoras de energia elétrica que estão passando por revisão tarifária periódica neste ano como a Celpa , foi aprovado em abril, em reunião pública da diretoria. Após definição da metodologia do terceiro ciclo de revisões tarifárias, as distribuidoras que tiveram a vigência de suas tarifas prorrogadas terão 28 dias para apresentar as informações iniciais necessárias ao cálculo tarifário da revisão.
Ainda segundo a ANEEL, a nova resolução determinará ainda a aplicação retroativa dos novos valores à data contratual das revisões tarifárias.(Com formações do Dieese/PA)

Comentários