Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Enem 2011: Questões do Enem vazaram de pré-teste

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 a que alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso semanas antes da prova vazaram do pré-teste aplicado em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos do 3° ano do Colégio Christus participaram do pré-teste do Enem em 2010, mas não poderiam ter ficado com o caderno de questões. O Inep pode anular as provas do Enem feitas pelos alunos da escola cearense.
A prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Inep. Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material ao Inep, que é incinerado.
A denúncia de vazamento de questões do último Enem começou a circular nas redes sociais – Facebook e Twitter – depois que candidatos que tiveram acesso a uma apostila distribuída pelo Colégio Christus perceberam que cerca de dez questões eram idênticas às cobradas na prova do fim de semana. O diretor do colégio, Davi Rocha, disse à Agência Brasil que a escola mantém um banco de questões de vestibulares e concursos que são usadas para a confecção de material didático e preparatório. Ele reconhece que essas questões podem ter sido repassadas a esse banco de dados por meio dos alunos que fizeram o pré-teste em 2010.
A Polícia Federal está investigando o caso. O MEC estuda anular a prova dos 600 estudantes da escola cearense que receberam a apostila contendo questões da prova aplicada no último fim de semana. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: