PS 2012 da UFPA tem 72 mil disputando 7 mil vagas

Até esta segunda-feira, 17 de outubro, o Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) registrou 72.110 candidatos na disputa por uma das 7.597 vagas ofertadas para ingresso em 2012.  O balanço final de inscritos deverá ser divulgado na próxima semana.
Segundo a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira, muitos estudantes efetivaram o pagamento da taxa mais de uma vez, provavelmente, devido ao desejo de candidatar-se a um curso diferente do qual já havia se inscrito. Embora o valor da inscrição não seja reembolsado, o Ceps registrou pelo menos 500 candidatos que efetivaram o pagamento da inscrição mais de uma vez, alguns até três vezes.
“Conforme especificado no edital, vamos desconsiderar as demais e homologar apenas a última inscrição. O curso indicado nesta última inscrição será aquele para o qual o candidato estará concorrendo no PS 2012”, avisa a diretora. A previsão do Ceps é divulgar a demanda dos candidatos por curso no início de novembro, quando também serão abertas as inscrições para fiscais do concurso.
Direito diferenciado, atendimento igual - Exatos 1.165 estudantes sabatistas solicitaram horário diferenciado para participar o exame do PS 2012, na prova elaborada pela UFPA a ser aplicada no dia três de dezembro. Destes, 595 farão prova em Belém, num local ainda a ser definido.
Por motivos religiosos, eles farão a prova em horário diferenciado, das 18h às 22h, como já ocorre com o Exame Nacional do Ensino Médio, que é aplicado no sábado e no domingo. Porém, estes candidatos devem se apresentar nos locais de prova no mesmo horário dos demais: até às 14h, horário de Belém, quando os portões serão fechados.
Os sabatistas permanecerão em retiro até o horário que sua religião permite que comecem a fazer a prova, mas durante este período não podem interagir com outros candidatos, nem com pessoas fora do ambiente do retiro e também só poderão manter consigo os mesmo materiais que os demais candidatos mantêm: caneta, lápis, borracha, documentos pessoais, etc.
“Reconhecemos o direito diferenciado destes estudantes, mas nosso objetivo é que eles tenham exatamente o mesmo tratamento e oportunidades dos demais”, explica Marilucia Oliveira, diretora do Ceps. “Na prática eles não poderão usar este ‘tempo a mais’ para estudar, uma vez que isto seria injusto com os demais candidatos”, informa.
Cartões de Inscrição e próximas datas importantes - O diferencial, porém se restringe aqueles candidatos que solicitaram o horário especial. “Quem se inscreveu como sabatista no formulário eletrônico precisa fazer a prova no horário das 18h as 22h. Quem não solicitou o direito, terá de fazer a prova com os demais candidatos, das 14h às 18h, mesmo que seja sabatista. Reorganizações e reclassificações não serão possíveis. Por isso, todos devem conferir com cuidado o seu cartão de inscrição”, recomenda Marilucia Oliveira. Os cartões estarão disponíveis no www.ceps.ufpa.br a partir do dia 24 de novembro.
Já no dia 13 de novembro os candidatos aos cursos de artes - Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, devem prestar o Exame de Habilidades, com local e horário especificado no edital do concurso. Quem faltar à prova será imediatamente realocado para disputar uma vaga no curso indicado como sua segunda opção no momento da inscrição, assim como aqueles que não alcançarem a média pedida no exame.
Processo Seletivo 2012 - Com 1.523 vagas a mais do que no ano passado, o Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2012, tem uma oferta total de 7.597 vagas distribuídas entre 180 cursos, sendo 4.072 criadas para a capital e 3.525 criadas para o interior do Estado. Ao todo, serão 18 novos cursos, dos quais, dois inéditos: Arquivologia(http://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5038) e Engenharia de Telecomunicações (http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4973), ambos ofertados em Belém.
O PS 2012 ocorre em duas fases, com pesos iguais no resultado.  A primeira corresponde à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a qual será realizada nos dias 22 de outubro, das 13h às 17h30 (com quatro horas e meia de duração) e no dia 23 de outubro, das 13h às 18h30 (com cinco horas e meia de duração), horário de Brasília. Segundo o horário local, as provas do Enem começam às 12h. A segunda fase, elaborada pela UFPA, está marcada para o dia 3 de dezembro, sábado, também pela tarde, desta vez, das 14h às 18h, horário local. (Ascom/UFPA)

Comentários