Belém sediará Olimpíadas Escolares Brasileiras

Belém foi escolhida para sediar a edição de 2013 das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Será a primeira vez que a Região Norte terá o evento esportivo, que reunirá milhares de alunos de todo o país, entre 15 e 17 anos, na categoria B. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (31) pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Por telefone, Edgar Hübne, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê, informou oficialmente a decisão ao governador Simão Jatene.
Para o calendário 2012/2013, além da capital paraense serão escolhidas outras cidades, nas demais regiões brasileiras. O paraense Agberto Guimarães, medalhista de ouro em 1983, e mais três outros integrantes do COB conheceram a cidade e apresentaram o projeto das Olimpíadas ao governo estadual, a entidades esportivas e à imprensa.
“É uma conquista que merece ser festejada, principalmente por Belém. A oportunidade de reunir cerca de 4 mil alunos-estudantes, que vêm conhecer a capital, é para comemorar. Nossa cidade será divulgada para todo o Brasil”, ressaltou Nilson Pinto, secretário Especial de Promoção Social. “É uma oportunidade de disseminar o esporte entre os jovens, e fundamental para a formação de futuros atletas a partir das escolas”, complementou o secretário.
DISPUTA
Belém disputou com 35 cidades de 20 Estados, e venceu cidades como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Praia Grande (SP). A edição em Belém das Olimpíadas Escolares está prevista para o período de 7 a 12 de novembro de 2013. O Pará respondeu às questões do caderno de encargos exigidos pelo COB e foi credenciado. No final de junho, integrantes do Comitê estiveram na cidade fazendo a visita técnica.
Na exposição sobre o evento, Edgar Hübner destacou os investimentos feitos durante a realização das Olimpíadas, em torno de R$ 4 milhões. Ele elogiou a infraestrutura do Hangar, considerando o local como o melhor centro de convenções dentre 40 cidades visitadas desde 2005.
Além do Hangar, foram visitados o Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (o Mangueirão), a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Escola Superior de Educação Física. (Agência Pará)

Comentários