Pesquisa Datafolha: aumenta índice de eleitores contra a divisão do Pará

Nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite de sexta-feira, 25, reitera o desejo da população paraense de não dividir o Estado do Pará. A pesquisa apontou que 62% dos eleitores são contra o desmembramento do Pará para a criação do Estado de Carajás – índice superior ao registrado na última pesquisa (58%).
A pesquisa mostra ainda que caiu o percentual de eleitores que querem a criação do novo Estado de Carajás de 33% para 31%. Segundo o Datafolha, 7% dos eleitores ainda estão indecisos.
Em relação à criação do Estado do Tapajós, 61% dos eleitores manifestaram-se contra a criação do novo Estado. Na pesquisa anterior, o índice de rejeição era 58%. Também caiu o percentual dos simpatizantes à criação do Estado do Tapajós. Na pesquisa anterior eram 33%, agora são 30%. Quanto aos indecisos, 9% ainda não sabem como irão votar.
Um dos dados que chamou a atenção na nova pesquisa foi a queda no apoio à divisão por parte da população que vive nas regiões onde ficariam os novos estados de Carajás e Tapajós. Entre os eleitores que vivem na região onde seria Carajás, 84% da população apoiavam a criação. Agora, pelo novo levantamento, são 78%. Na região que abrange o Tapajós, o índice caiu de 77% para 74%.
Programa eleitoral
A pesquisa Datafolha também consultou a população sobre o programa eleitoral do Plebiscito, que iniciou dia 11 de novembro. Segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores (65%) afirma ter assistido ou ouvido as propagandas. A avaliação das propagandas é, em geral, positiva, e os índices de aprovação são parecidos.
Foram ouvidos na pesquisa 1.015 eleitores de 46 municípios do Pará, homens e mulheres maiores de 16 anos e pertencentes aos mais diversos perfis sociais e econômicos. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 24 de novembro.
A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, TV Tapajós e jornal Folha de São Paulo.

Comentários