Travessa no Jurunas volta a ser Apinagés

A Travessa dos Apinagés, no Jurunas, voltou hoje (29) a ter, oficialmente, o seu nome de origem. Há cerca de cinco meses a Câmara Municipal de Belém votou a mudança do seu nome para Jerônimo Rodrigues, o que  gerou polêmica e insatisfação nos moradores do bairro.
A proposta de mudança de nome da Travessa foi implementada por um projeto de lei do vereador Gervásio Morgado (PR) e homenageava o patriarca do grupo Líder supermercados e magazines. Porém, a insatisfação com a mudança foi tão grande que o movimento "Sempre Apinagés", fundado nas redes sociais, conseguiu mais de 7 mil assinaturas de cidadãos que se colocavam contra o novo nome da travessa.
A alteração feria as normas estabelecidas pelo Estatuto da Cidade, que determina que questões dessa natureza sejam submetidas à consulta da população através de consultas e audiências públicas.
O bairro do Jurunas é cortado por diversas travessas e ruas que homenageiam tribos indígenas que habitaram o território brasileiro, como Mudurucus, Pariquis, Tamoios, Timbiras e Tupinambás. 

Comentários