Uepa: mais de 57 mil fazem segunda etapa amanhã

CONFIRA O GABARITO PRELIMINAR

A primeira etapa dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizada neste domingo (27), registou 8.367 faltosos, sendo 5.467 do Processo Seletivo (Prosel) e 2.900 do Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XV). O número foi considerado dentro da normalidade, segundo a pró-reitora de Graduação, Ionara Terra, que divulgou os dados em coletiva à imprensa.
Nesta segunda-feira (28), a disputa por uma das 3.232 vagas ofertadas pela instituição continua com 57.086 candidatos. Destes, 43.495 permanecem pelo Prosel e outros 13.591 concorrem ao certame pelo Prise (Subprograma XIV). Eles irão responder a 60 questões objetivas de conhecimento gerais, mais Língua Estrangeira.Os candidatos que ainda não imprimiram o seu Cartão de Confirmação de Inscrição devem fazê-lo pelo site da Uepa (www.uepa.br) ou pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/.Em todas as fases, os portões serão abertos às 7h e as provas acontecem de 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém.
Hoje, em cada um dos 142 locais de aplicação de prova, entre capital e interior do Estado, os candidatos responderam a 56 questões objetivas de oito disciplinas referentes ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio. Cada questão valeu um ponto. O gabarito oficial será divulgado pela instituição após 48h do término das provas, em todas as fases. Já a relação dos aptos à terceira fase será divulgada no próximo dia 12 de dezembro.
Para este ano, foram registradas 98.639 inscrições, um aumento de 23% em relação ao ultimo Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Ao todo, 8.729 pessoas entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuarão em todos os processos da seleção.

Atendimento especial
No Campus II da Uepa, esquina com a avenida Almirante Barroso, se concentraram os atendimentos aos candidatos que se declararam com algum tipo de deficiência, entre visual, auditiva, e outras. Apenas 5 dos 102 candidatos aptos à primeira fase do certame, incluindo Prise e Prosel, faltaram às provas. Somando os inscritos em todas as fases, a Uepa recebeu 115 inscrições de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), divididos entre a capital e região metropolitana e dez municípios do Estado.
Para a coordenadora de Atendimento Especial aos Candidatos, Fátima Macedo, esse número foi considerado expressivo. “Tivemos um aumento de mais de 100%. Ano passado foram 54 inscritos. Eu penso que o próprio atendimento que a Uepa proporciona acaba impactando, porque os candidatos falam uns para os outros sobre essa possibilidade”, acredita Fátima sobre  o aumento da demanda.
Mesmo para aqueles candidatos que não se declararam como PNE, mas foi detectada a necessidade, a Universidade disponibilizou técnicos para cinco diferentes locais de prova, em Belém, para acompanhar e dar suporte à realização do exame. Os candidatos cegos fizeram prova com auxílio da máquina braile, do sistema DosVox, uma espécie de prova falada, além do técnico que lia a prova, caso necessário.  Já os surdos tiveram ajuda dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto que os candidatos de baixa visão tiveram ampliado o tamanho da prova.

Do lado de fora, pais esperam e torcem
Enquanto os vestibulandos realizavam os exames do primeiro dia dos Processos Seletivos 2012, do lado de fora dos locais de prova, muitos pais e parentes não se importaram com o calor e permaneceram à espera da saída de cada um. "Eu não conseguiria ficar em casa esperando. Meu filho ficava me dizendo que eu precisava me acalmar, que ele estava mais tranquilo que eu!", contou a gerente de operações Socorro Ferreira, que diante do portão do Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), aguardava Luiz Felippe, de 15 anos, que se inscreveu à primeira etapa do Prise.
"Ele se preparou bem, tem ótimas notas, estudou o ano todo em colégio particular. Mas o meu coração fica a mil, só na torcida, então eu vim para cá, também para apoiá-lo. Ele já decidiu que quer Medicina e tenho fé de que conseguirá passar", disse. "Nos próximos dois anos, quando ele fizer a segunda e a terceira etapa, eu também estarei na porta esperando", garantiu Socorro.
Outra Socorro também estava na expectativa pela saída da filha à porta da UFPA. Mãe de Camila Alves, de apenas 14 anos, a promotora de vendas Socorro Alves revelou que estava ali porque queria dar força à estudante e saber o quanto antes como ela tinha se saído. "Desde sábado passado que ela parou de estudar, por orientação dos professores mesmo, que aconselharam aos vestibulandos que, nessa reta final, o ideal é descansar a mente. Ela veio bem nervosa para cá, mas confio nela e na preparação que recebeu", explicou. "Ela ainda está fazendo a primeira etapa do Prise e não decidiu qual curso irá escolher, mas imagino que deva optar por Terapia Ocupacional", sugeriu a mãe da vestibulanda.
Elen Farias, de 18 anos, concluiu o Ensino Médio esse ano e optou pelo Prosel. O curso escolhido foi Design - Habilitação em Projeto de Produto, e para ela, o primeiro dia de prova foi tranquilo. "Estava tudo dentro do esperado, sendo que as questões de Matemática e Química estavam mais complicadas de resolver. Mas é isso mesmo, sempre tem alguma disciplina mais 'puxada'", declarou ela, que está confiante nas próximas etapas. "Se as próximas provas tiverem o mesmo nível da de hoje, acho que dá para conseguir um bom resultado", afirmou a vestibulanda, que fez prova no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
Por outro lado, a candidata Natália Leite, também de 18 anos, confessou estar mais confiante para os próximos exames. "Eu já curso Letras com habilitação em Língua Portuguesa e agora estou tentando, pela Uepa, uma vaga para a habilitação em Inglês. Então acho que me sairei melhor nas próximas etapas, que envolvem Português e Redação, disciplinas com as quais eu tenho mais facilidade", justificou após fazer prova também no CCNT.

Orientação aos candidatos
Para se submeter aos Processos Seletivos 2012, só poderão entrar no local de prova, os candidatos que estiverem portando algum documento original com foto, conforme os editais do Prise e Prosel. O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme horário local.
Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como o celular e “máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador e palmtop”, durante a realização da prova e estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.

Pontuação
Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de 6 pontos na prova de redação.

Vagas e novos cursos
Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.
Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.
Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Concorrência
Fisioterapia ofertada em Belém é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela DAA, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa.
Em segundo e em terceiro lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos.
Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio), figuram dentre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1o. semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).

Isenções
Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.

Atendimento especial
Aqueles que precisarão de tratamento diferenciado nos dias de prova puderam fazer a solicitação em meio ao período de inscrições (4 de agosto a 15 de setembro), em documento especificando as condições e recursos necessários acompanhado de atestado médico justificando esse tratamento diferenciado. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.
Serviço: A segunda etapa dos Processos Seletivos 2012 acontece no dia 28 de novembro e a terceira, no dia 18 de dezembro. O Comprovante de Inscrição está disponível no www.uepa.br e pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/. Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.

Comentários