Mais de 12 mil fizeram provas da UEPA hoje

Mais de 12 mil candidatos fizeram, neste domingo (18 ), a última etapa dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O dia de prova correu tranquilamente na capital e nas cidades do interior. Nenhuma ocorrência ou denúncia de fraude foi resgitrada.
As provas foram aplicadas entre 8h e 13h aos candidatos do Processo Seletivo (ProSel) - que passaram pelo ponto de corte das provas dos dias 27 e 28 de novembro -  e ainda aos candidatos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) - Subprograma XIII.
Os candidatos disputam, ao todo, 3.232 vagas em 21 cursos de graduação ofertados em Belém e no interior.
Dos 13.533 candidatos inscritos, 1022 faltaram à prova, sendo 626 do Prise (377 na capital e 249 no interior) e 396 do ProSel (197 na capital e 199 no interior).  
ATENDIMENTO ESPECIAL
Nenhum dos doze inscritos, e que se declararam portadores de necessidades especiais, faltou ao certame. Na capital, o atendimento de onze deles foi concentrado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Uepa. O único candidato especial no interior foi registrado no município de Monte Alegre. Para os candidatos surdos, a Uepa disponibilizou interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e provas audíveis (sistema DosVox). Já para os cegos ou com baixa visão foram disponibilizas provas ampliadas, técnico ledor e luminárias. No total, a instituição realizou sete atendimentos visuais, três físico motores, um auditivo e um a candidato com déficit cognitivo.
GABARITO
A UEPA divulgou o gabarito preliminar das provas por volta das 15h. A instituição recebe por até 48 horas recursos relacionados às questões incluídas no certame, e apenas após esse período libera o gabarito oficial.
>> Confira o gabarito preliminar
O espaço entre a divulgação do preliminar e do oficial respeita uma imposição do edital dos Processos Seletivos 2012, que garante a possibilidade de candidatos, professores, colégios e cursinhos entrarem com recursos para revisão de questões.
LISTÃO
O listão dos aprovados será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2012. A banca corretora será formada por 30 professores, principalmente da Universidade. As correções só devem ser interrompidas nos dias de Natal e Ano-Novo.
Dos 48.962 inscritos à primeira estapa do ProSel, apenas 7.817 candidatos conseguiram chegar ao exame final.
Medicina, em Belém, é o curso mais procurado de todo o processo seletivo, registrando os números de 272 candidatos para 50 vagas ofertadas.  Nas médias do ponto de corte, o curso também lidera a tabela: a maior pontução foi 107 e a menor 92.
Os candidatos responderam a 54 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, e redigiram uma redação, de caráter elimintatório, que somava 30 pontos. Para não ser eliminado o candidato deve fazer, pelo menos, 12 pontos na prova objetiva e seis na redação. (com informações da UEPA)

Comentários