Inscrições para Consocial Belém começam na segunda

As inscrições para a etapa de Belém da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) serão realizadas nestas segunda e terça-feira, 27 e 28 de fevereiro, pelo site do Tribunal de Contas dos Municípios (www.tcm.pa.gov.br). O evento será realizado em 3 de março.
Conferências como essa estão sendo realizadas em todo o Estado desde 2011 e fazem parte das edições estadual e nacional da 1ª Consocial. O objetivo do projeto é reunir sugestões de todo o país para a criação de um plano nacional sobre esses temas.
Dos 55 municípios paraenses que convocaram conferências, Belém foi o único que não realizou o evento. Assim, agora é a sociedade quem está convocando toda a população para discutir esses temas na capital.
A conferência de Belém estava marcada para 6 e 7 de fevereiro. O evento, no entanto, não ocorreu. A não realização da conferência pelo poder público municipal torna bem mais curto o tempo que a sociedade prepare e realize a Consocial Belém.
Enquanto a prefeitura teve oito meses para realizar o evento, a sociedade teve menos de um mês para cumprir a tarefa, já que o evento da capital tem que ocorrer antes do evento estadual, marcado para o final de março.
As 1ª Consocial está sendo promovida no Pará pela Auditoria Geral do Estado (AGE) e pela Controladoria-Geral da União. Apoiam o projeto: Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas da União, TCM e diversos conselhos estaduais de políticas públicas, sindicatos e outras organizações não-governamentais, como o Observatório Social de Belém e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Consulta Pública - A Consulta Pública ao Regulamento da 1ª Consocial Pará, evento programado para o final de março, está disponível até 29 de fevereiro no site da AGE (www.age.pa.gov.br). Acesse e dê sua opinião.
 Etapa Belém da 1ª Consocial
Data: 03/03
Horário: credenciamento a partir das 8 horas
Inscrições: 27 e 28/2 no site do TCM/PA (www.tcm.pa.gov.br)
Local: a definir

Comentários