Berlinda do Círio de Nazaré passa por restauração

A pouco mais de três meses para começar a maior manifestação religiosa do mundo, o Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré fez um estudo e elaborou um novo projeto para restauração da Berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Um trabalho delicado que busca promover o resgate da originalidade da Berlinda, seguindo os critérios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. No projeto, consta um tratamento de retirada de acréscimos, como por exemplo: sairão todos os spot’s de luzes que foram colocados, e serão substituídos por um novo projeto de iluminação, através de fibra óptica, que não danifica a imagem, o manto e a estrutura da Berlinda.
Será feito também um trabalho de laminação de ouro, com a utilização de quase três mil folhas do metal, além de ser adicionada uma nova camada de pintura que se aproxima ao ouro.
Para o restaurador, Sérgio Lemos, a Berlinda precisa voltar a sua originalidade. “Tudo está sendo feito em uma nova forma de pensar. Vamos aproximar a Berlinda ao visual original, com o dourado realmente na tonalidade do ouro. Queremos preservar o bem material”, afirma.

Comentários