Feira Pan-Amazônica será realizada neste semestre

“Eu sou de um país que se chama Pará”. Esta frase, dos paraenses Paulo André e Ruy Barata, na canção intitulada “Porto Caribe”, inspirou a homenagem a ser realizada na 17ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, um dos maiores eventos do gênero no Brasil, que, tradicionalmente, faz uma menção especial a um país. Na versão de 2013, no entanto, o grande homenageado será o Pará, tema de várias atividades culturais e literárias. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (24), durante o lançamento da Feira.
A cerimônia de lançamento da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves; da diretora de Cultura, Ana Catarina Brito; da coordenadora do evento, Andressa Malcher, e do representante da Associação Brasileira de Difusão do Livro, Robério Paulo Silva, além de expositores e outros envolvidos na realização do maior encontro literário da Região Norte.
Andressa Malcher explicou que, neste ano, pela primeira vez o evento será realizado no primeiro semestre, entre os dias 26 de abril e 5 de maio, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. As exposições ficarão concentradas no Hangar 1 e 2, enquanto as atividades acadêmicas, como mesas redondas, oficinas, debates e seminários, serão realizadas nos auditórios do primeiro andar. “A Feira vai funcionar da mesma forma como tem acontecido nos últimos anos, das 10 às 22 horas, com entrada gratuita. A única mudança é o período de realização, que passamos para o primeiro semestre, em função de já haver outro grande evento de cultura no segundo semestre, que é o Festival de Ópera”, destacou a coordenadora, acrescentando que, no entanto, os salões do livro, que acontecem no interior do Estado, serão mantidos no segundo semestre. “Este ano teremos três salões do livro, mas a sede do terceiro ainda não está definida”, informou Andressa.
Segundo ela, desde que a última edição da Feira terminou, em setembro passado, foram iniciados os preparativos para o evento deste ano, que terá atrações como o espetáculo musical infantil “Palavra Cantada”, e os escritores Ziraldo, Milton Hatoum, Cristóvão Tezza e o paraense Daniel Leite. “Estamos certos de que teremos um evento de sucesso, uma festa literária, onde o grande destaque, mais uma vez, será o livro. O nosso interesse é ver um pai, uma mãe, uma criança, um adolescente folheando livros e, assim, desenvolvendo cada vez mais o hábito da leitura”, afirmou.
No ano passado, a Feira do Livro atraiu cerca de 400 mil visitantes e reuniu mais de 220 estandes, com quase 500 editoras representadas. (Agência Pará)

Comentários