Estudantes protestam contra decisão do Consepe na UFPA

Estudantes protestaram na manhã de hoje, 7, na UFPA, contra a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que, no último dia 3, aprovou a adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) e adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase no processo de ingresso de estudantes da UFPA. O protesto teve o apoio da Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA).           
Os alunos exigem a revogação da decisão do Consepe e que a definição sobre o processo seletivo só seja tomada após a realização de debates nas unidades acadêmicas, com a participação da sociedade civil. Na última quarta-feira, 5, a coordenadora-geral do DCE, Silvia Giese, interpôs um recurso junto ao Consun, solicitando a revisão da decisão do Consepe.
No protesto de hoje, que teve início no 3º portão da UFPA, os estudantes ocuparam o hall da reitoria, forçando a Administração Superior da UFPA a recebê-los. Como o reitor Carlos Maneschy estava viajando, os alunos foram ouvidos pela pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas.
Apesar da pressão estudantil, Marlene Freitas não assumiu nenhum compromisso em acolher o recurso dos estudantes e revogar a decisão do Consepe. Os estudantes pretendem continuar a mobilizar e deverão comparecer às próximas sessões do Consepe e do Consun, para pressionar os conselheiros a rever a decisão sobre o processo seletivo de 2014. 

(ADUFPA)

Comentários