Juizado combate violência nas escolas de Belém

A 1ª Vara de Juizado Especial da Infância e Juventude de Belém vai instalar, na próxima segunda-feira, 27, o primeiro Núcleo de Mediação de Conflitos, na escola estadual Mário Barbosa, localizada na avenida Perimetral, bairro da Terra Firme.
A instalação do núcleo é parte do projeto “Eu Também Faço Parte”, idealizado pela juíza Rubilene Rosário, será às 9h, e se trata de uma iniciativa inédita no Brasil.
A escola Mário Barbosa foi a escolhida para a abrigar o projeto piloto por apresentar altos índices de conflitos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo alunos e a comunidade do entorno. Com a iniciativa, os casos que forem identificados serão encaminhados para o núcleo, que intermediará buscando soluções, com atendimento das partes envolvidas, escola e famílias.
SOBRE O PROJETO
O projeto Eu Também Faço Parte objetiva a diminuição da violência nas escolas através da implementação de núcleos de mediação, buscando a prevenção de atos infracionais.  Foi desenvolvido pela 1ª Vara junto com o Projeto O Juizado Vai à Escola, esclarecendo e divulgando aos educadores e estudantes da rede pública os direitos, garantias e deveres da criança e adolescente. Tem como objetivo também valorizar a Educação e fortalecer o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente.
(Lucas Nogueira, com informações do TJE-PA)

Comentários