Seduc abre nova etapa de matrícula

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abre nesta quinta-feira (13), o período de pré-matrícula para os estudantes da rede pública de ensino. Para este ano, 290 mil novas vagas serão disponibilizadas, oriundas da oferta de novos cursos da educação profissional, além da abertura de novos espaços de ensino e da renovação de vagas com a saída de alunos concluintes. O prazo para garantir uma vaga nos ensinos Fundamental ou Médio, em uma das cerca de 1200 escolas estaduais, será encerrado no dia 20 de fevereiro.

A pré-matricula poderá ser efetuada por meio do portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br) ou pelo número 0800 2800078, cujo atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, de 8 às 20h. A Seduc também disponibilizará à comunidade o acesso à internet nos espaços dos laboratórios de informática nas escolas estaduais, nos infocentros e nos centros comunitários, além de associações de moradores. Quem perder a pré-matrícula poderá efetivar sua inscrição no período de 2 a 16 de março, diretamente nas escolas que ainda possuírem vagas. A rematrícula para os estudantes que já são da Rede Estadual e o processo de transferência de alunos serão realizados de 25 de fevereiro a 13 de março.

A Matrícula 2011 da Rede Estadual foi iniciada no último dia 3, com a pré-matrícula para alunos especiais (com algum tipo de deficiência). Todo o processo deste ano, desde a garantia de vagas com a pré-matrícula, confirmação e efetivação, em diferentes níveis de ensino e séries, será realizado até o dia 24 de fevereiro. O prazo máximo para o encerramento do ano letivo de 2010 é o dia 25 de fevereiro e o início do ano letivo, para aquelas escolas que se mantiveram por mais tempo em greve em 2010, é o dia 4 de abril. O calendário escolar deste ano garante os 200 dias letivos e será encerrado no dia 23 de fevereiro de 2012.

Tecnológica - O período de pré-matrícula para os 39 cursos de educação profissional técnica de nível médio da Rede de Escolas Tecnológicas do Estado do Pará (EETEPA) também será aberto nesta quinta-feira (13) e segue até o dia 20 de fevereiro. Este ano, a Seduc disponibiliza cerca de 6 mil vagas para essa modalidade de ensino, destinadas aos estudantes com ou sem deficiência.

As vagas ofertadas serão nas formas Subsequente, Integrado ao Ensino Médio, Especialização Técnica e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA), em escolas localizadas em dez municípios: Abaetetuba, Belém, Cametá, Itaituba, Marituba, Monte Alegre, Paragominas, Salvaterra, Santa Isabel e Tailândia.

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio têm duração de quatro anos e são específicos para quem já concluiu o ensino fundamental. O Técnico Proeja é destinado aos estudantes com idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula, e que tenham cursado somente o ensino fundamental. O Subsequente é para aqueles que já concluíram o ensino médio e o de Especialização Técnica é exclusivo para quem já concluiu um curso técnico na área das formações ofertadas. Entre eles, os técnicos em Agroindústria, Informática, Gestão e Negócios, em Florestas, Design de interiores, entre outros

A confirmação da pré-matrícula acontece de 22 a 24 de fevereiro. Na ocasião, o estudante deve apresentar os documentos: requerimento de matrícula fornecido pela escola, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou similar e CPF, certificado de conclusão do ensino fundamental para a forma de ensino Integrado ao ensino médio e Proeja, certificado ou declaração de conclusão de ensino médio para a forma Subsequente, diploma de habilitação técnica para alunos de especialização Técnica, histórico escolar ou ressalva do Ensino Fundamental ou Médio, duas fotos 3x4 e uma pasta. (Agência Pará)

Comentários