UFPA realiza roteiro geoturístico na Cidade Velha

Conhecer a história da capital paraense sob uma ótica diferente. Esse é o objetivo do roteiro geoturístico realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro da Cidade Velha. Paraenses e turistas interessados em descobrir fatos relacionados aos principais pontos turísticos do bairro mais antigo de Belém devem comparecer nesta terça-feira (08), às 8h, ao Forte do Castelo.
Após visita ao Complexo Feliz Lusitânia, o passeio segue pela Rua Siqueira Mendes, onde estão vários portos de Belém, além da sede náutica do Clube do Remo, da Casa Rosa e da Fábrica Soberano.
Também fazem parte do roteiro os palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré (que abriga o Museu Histórico do Estado do Pará), a Capela de São João Batista, a Praça Dom Pedro II, o Solar do Barão de Guajará (sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará), a Praça do Relógio e o Museu do Círio.
A ação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo, da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, e visa contribuir para que a população local e os turistas conheçam e valorizem o patrimônio histórico do bairro. Segundo Débora Serra, turismóloga da Paratur, que participou da elaboração do projeto, o passeio pelo bairro da Cidade Velha será realizado a cada 15 dias. "A intenção é fazermos o passeio aos sábados, para atingir o maior número de pessoas possível", disse ela.
O roteiro conta com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). O passeio pelo bairro da Cidade Velha inclui Casa das 11 Janelas, Museu de Arte Sacra, Ladeira do Castelo, Feira do Açaí, Praça Frei Caetano Brandão e Igreja da Sé.
Local: Bairro Cidade Velha
Endereço: Forte do Castelo
Data: 8/2/2011 08h.
(Agência Pará)

Comentários

Anônimo disse…
ola' gostaria de sber quando e' o pro'ximo.