Planetário terá programação para a Hora do Planeta

Apagar as luzes por uma hora. Um pequeno gesto para chamar a atenção da humanidade para a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global. Essa é a proposta da ação simbólica "Hora do Planeta", promovida pela ONG WWF-Brasil. A iniciativa acontecerá na noite deste sábado(26), de 20h30 às 21h30.
O Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá uma programação especial para integrar atividades acerca da sustentabilidade ambiental.

A partir das 18h de
 sábado serão apresentadas palestras sobre meio ambiente e energia e impactos da poluição luminosa na observação do céu, na sede do planetário, na Avenida Augusto Montenegro, ao lado do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).

Telescópios - Após as palestras, será realizada uma sessão de cúpula, às 19h20. Em seguida, as luzes do prédio serão desligadas e haverá a observação do céu na área externa do planetário, com a utilização de telescópios.

Em 2011, o primeiro minuto da Hora do Planeta será dedicado, em silêncio, às vítimas da recente tragédia ocorrida no Japão, devastado por terremoto e tsunami, que deixaram até agora mais de 10 mil mortos, e também às vítimas das enchentes no Bras il nestes primeiros meses do ano. Os brasileiros, em todas as cidades, são convidados a guardar um minuto de silêncio em memória das vítimas de tragédias ambientais.
A Hora do Planeta visa promover o uso de meios de transporte menos poluentes e incentivar a coleta de lixo seletiva, a criação de unidades de conservação, a proteção das nascentes de água e o cumprimento da legislação ambiental. (Ascom/Uepa)

Comentários